Secretário Valverde visita ações em Serra Negra

Prefeito Bimbo (esq) e Valverde, secretário de Turismo, ao lado das crianças do Turismo do Saber / Foto: Fabrício SouzaPrefeito Bimbo (esq) e Valverde, secretário de Turismo, ao lado das crianças do Turismo do Saber / Foto: Fabrício Souza

A Estância Hidromineral de Serra Negra, recebeu nesta quarta-feira (25) a visita do secretário de Estado de Turismo, Cláudio Valverde. Além de visitar obras do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – Dade, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Turismo, o secretário encontrou com as crianças do programa Turismo do Saber, que acontece até o dia 27, em Serra Negra.

Na parte da manhã e acompanhado do prefeito Antônio Luigi Ítalo Franchi, o Bimbo, Valverde participou de visitas a diversas obras do Dade. Entre elas, as de reforma do Terminal Rodoviário, reurbanização da represa Dr. Jovino Silveira, reurbanização da praça São Luiz e obras na praça do Sesquicentenário. Todas as obras foram viabilizadas com recursos do Dade, do qual Serra Negra recebe anualmente cerca de R$ 2,6 milhões.

Na parte da tarde, o secretário de Turismo teve encontro com as crianças do programa Turismo do Saber, que estavam realizando atividade recreativa na praça do Sesquicentenário. Serra Negra é uma das cidades anfitriãs do programa, que atende crianças de 9 a 11 anos e, nesta versão, está levando meninos e meninas, moradores de cidades praianas, para conhecer a realidade do interior do Estado.

Dade: obras da represa Jovino SilveiraDade: obras da represa Jovino SilveiraDurante o período da visita do secretário, 120 crianças vindas das cidades de Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, que estão hospedadas em Serra Negra e Socorro, desfrutavam de uma série de atividades, como passeio de teleférico, apresentação circense, peça de teatro Lobo Mágico e brinquedos infláveis.

Programa Turismo do Saber

O Turismo do Saber – Litoral no Campo, na edição 2012, acontece de 23 a 27 de julho, prometendo transformar as férias escolares do meio do ano.

Para o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Cláudio Valverde, além de permitir uma vivência prática da atividade turística, a programa tem um forte apelo de inclusão. “Estamos incluindo essas crianças socialmente por meio do turismo, muitas delas terão o primeiro contato com as atrações da realidade do interior do Estado”, diz.

Ainda segundo o secretário, os alunos beneficiados atuarão como agentes na divulgação dos atrativos turísticos dos municípios visitados. “No retorno, cada aluno poderá compartilhar suas descobertas e novos conhecimentos com seus familiares e amigos, atuando de forma ativa na propaganda dos destinos”, explica Valverde.

Na atual edição são 14 delegações. Cada uma delas é formada por meninos e meninas, estudantes com idades entre 9 e 11 anos. Eles estão hospedados nas escolas de nove municípios do interior paulista, conhecendo, através do turismo, uma realidade completamente nova. Cada delegação é acompanhada permanentemente por quatro monitores e um policial militar, que são responsáveis pelos grupos.

Os estudantes participantes do Turismo do Saber receberam toda a estrutura para participarem do programa. O Governo do Estado foi responsável pelo fornecimento do transporte dos grupos, capacitação dos coordenadores e monitores, material pedagógico e uniforme personalizado. Já os municípios anfitriões forneceram a alimentação dos grupos, além da hospedagem.

por Fabrício Souza

Veja mais fotos: