Aprecesp debate mudanças no Dade

Autoridades participam da cerimônia de abertura do encontro que aconteceu em Embu das Artes <span>Foto: Fabrício Souza</span>Autoridades participam da cerimônia de abertura do encontro que aconteceu em Embu das Artes Foto: Fabrício Souza

As esperadas mudanças no Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – Dade foram tema das discussões do Encontro das 67 Estâncias, realizado pela Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo – Aprecesp. O evento, que aconteceu neste sábado (14/7) na Estância Turística de Embu das Artes, contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Cláudio Valverde, que representou o governador Geraldo Alckmin.

Durante a abertura do evento, as autoridades ressaltaram a importância das discussões sobre os critérios que serão adotados pelo novo sistema do Dade, indicando o impacto que os recursos do departamento têm sobre as 67 estâncias.

Segundo o secretário Cláudio Valverde, o governador Alckmin está sensibilizado sobre importância do papel do turismo na geração de riquezas. “Um dos primeiros atos do governador na sua atual gestão foi recriar a Secretaria de Turismo, fato que otimizou a gestão sobre o tema, permitindo que só no primeiro semestre deste ano, 85% dos recursos do Dade 2012 já tenham sido empenhados. Fato inédito” disse.

Ainda segundo Valverde, o atual sistema do Dade, apesar de extremamente importante, já existe há anos, gerando algumas distorções e deixando de fora municípios, hoje, com muito potencial turístico. “Há uma pressão muito grande para que se amplie a quantidade de cidades de interesse turístico, passando a contemplar municípios que se desenvolveram turisticamente após a criação do atual sistema. Este novo modelo beneficiará a meritocracia” explica o secretário de turismo.

O encontro foi divido em duas partes, sendo a primeira tomada por palestras de convidados. Elizabeth Correia, diretora do Dade, exibiu números atuais do departamento, seguida por Orlando de Souza, diretor da TurSP, que falou sobre os programas turísticos do Governo do Estado. Finalizando a segunda parte, a professora Mariana Aldrigui, da Universidade de São Paulo, falou sobre questões acadêmicas e de qualificação do turismo paulista.

A segunda parte contemplou discussões sobre os termos do Projeto de Emenda Constitucional – PEC, que deverá alterar a constituição do Estado visando modernizar o sistema do Dade. A PEC é fruto do trabalho de comissão parlamentar estadual denominada Comissão das Estâncias, liderada pelo deputado João Caramez. Na sequencia foram debatidos assuntos administrativos internos da Aprecesp.

Além dos citados, participaram do evento, o presidente a Aprecesp, Herculano Junior, o prefeito de Embu das Artes, Francisco de Brito, o presidente da AMITUR, Jarbas Favoretto e representante da Secretaria Estadual da Fazenda, Antônio Serralha.

por Fabrício Souza

Mais: