Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.

24/01/2017
Benko anuncia Selo Metropolitano para favorecer Turismo na Baixada

Ao participar hoje pela manhã (24/01), na sede da Agência Metropolitana (Agem), da reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) que reuniu representantes dos nove municípios, o secretário estadual de Turismo, Laércio Benko, provocou estímulo para o setor na região.

Isto porque fez o anúncio do Selo Metropolitano do Turismo e explicou: "as cidades da Baixada contam com procedimentos e tarifas diferentes para o atendimento ao turista que chega em ônibus fretados, seja a passeio de um dia ou durante o final de semana. Esse fator acaba dificultando o trânsito dos visitantes por mais de um município. Então, para derrubar as barreiras burocráticas, sistematizar os procedimentos e estimular as visitas por toda a região, será implantado este selo".

Benko complementou: "a ideia é deixar disponível na internet, inclusive com aplicativo para celular, uma ferramenta que possibilite o agendamento de visitas, pagamento de taxa e obtenção da autorização para o passeio desejado (ou os passeios desejados). Dialogamos com os municípios para que possamos implantar, gradativamente, uma sistemática para que ônibus que trazem os turistas para a Baixada Santista possam circular por mais de uma cidade, sem ter que pedir autorização para cada uma delas, passando por procedimentos diferentes em cada uma, o que torna o processo muito burocrático”. Acrescentou que tal proposta terá de ser ratificada pela Câmara Temática de Turismo do Condesb e depois aprovada pelos prefeitos e representantes do Estado que compõem esta entidade.

Durante o encontro, o titular da Pasta do Turismo também disse que a região deverá receber, em 2017, cerca de R$ 71 milhões de recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), órgão da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo," são R$ 58 milhões para investimentos e R$ 13 milhões para custeio", ressaltou Benko.

Eis os municípios que integram a Baixada Santista - Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.