Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.

13/04/2017
Poá, Santana de Parnaíba e Carapicuíba apresentam a Paixão de Cristo

A encenação teatral da Paixão de Cristo é um espetáculo tradicional da sexta-feira da Semana Santa, promovida em muitos municípios paulistas. É o caso de Poá, Santana de Parnaíba e Carapicuiba, cidades próximas da capital, que selecionamos como dicas de turismo.

Poá
Os ensaios para o espetáculo “Passos da Paixão”, encenado em Poá, começam em agosto do ano anterior à apresentação da peça. A encenação envolve a participação de 40 pessoas, que se revezam em várias funções, que vão da elaboração do texto à montagem dos adereços. A novidade deste ano, segundo o diretor de elenco Fernando Júnior, é a participação de atores mirins, que representam a virgem Maria e o menino Jesus. “O texto deste ano se aproxima da realidade da infância da mãe de Cristo, quando ela pouco sabe da fase da vida de Jesus”, afirma.

O município de Poá está a 42 km da capital, na zona leste da Região Metropolitana de São Paulo. A apresentação começa às 20h, da sexta-feira (14), na Praça de Eventos “Lucília Gomes Felippe”.

Santana de Parnaíba
O cenário e o elenco é grandioso. A peça da Paixão de Cristo se desenrola em um espaço cenográfico de 15 mil m², às margens do Rio Tietê, na Barragem Edgar de Souza, em Santana do Parnaíba.  É a segunda maior do Estado em número de participantes. Envolve mais de 120 atores e 800 figurantes da comunidade local e cidades vizinhas. A encenação atrai a presença de muitos turistas, cujo número aumenta a cada ano. Santana de Parnaíba fica na zona oeste da Região Metropolitana de São Paulo, a 40 km da capital.

Carapicuíba
Cidade de forte tradição católica, Carapicuíba apresenta o espetáculo “Drama da Paixão de Cristo”, com  218 atores e a participação direta e indireta de 350 pessoas. A encenação mantém a trama original, com cenários e atuações renovadas a cada ano. A apresentação acontece na quinta e sexta-feira, às 19h30, no Teatro de Arena do Parque da Aldeia, que tem capacidade para abrigar até 10 mil pessoas.