Santos - São Paulo - Brasil, 16 de abril de 2024.

31/08/2017
Dois terços das cidades paulistas estão no Mapa do Turismo Brasileiro

Atualização do Ministério do Turismo do Mapa dos principais destinos turísticos brasileiros coloca 432 municípios paulistas como destinos para serem conhecidos

O Mapa do Turismo Brasileiro foi atualizado e desta vez o Estado de São Paulo mostrou uma maior participação e assim 432 municípios de 51 Regiões Turísticas integram, agora, este instrumento de significativa valia para o conhecimento e análise do setor. Vale lembrar que em 2016, apenas 222 cidades paulistas estavam neste mapa e o aumento do interesse no progresso da atividade turística foi visível. O trabalho do governador Geraldo Alckmin, em criar ações para fortalecer o setor, foi determinante para o crescimento da participação paulista no mapa do turismo brasileiro. Todas as 432 cidades poderão assinar convênios com o Ministério e assim conseguir mais verbas para o setor.

A próxima atualização só acontece em 2019 e os critérios estabelecidos para a participação dos municípios são os seguintes: possuir órgão responsável pela Pasta do Turismo; comprovar a existência de dotação para o turismo na lei orçamentária vigente e apresentar Termo de Compromisso assinado pelo prefeito ou dirigente responsável pela Pasta do Turismo. Os Estados sempre têm um interlocutor entre as Secretarias de Turismo e o Ministério do Turismo.

“O governador Geraldo Alckmin vem criando mecanismos para impulsionar cada vez mais o turismo em nosso estado. O governador, de maneira acertada, entende que o Turismo é gerador de emprego e renda, ferramenta primordial do desenvolvimento socioeconômico regional”, afirma o secretário de Estado do Turismo, Laércio Benko. Ele lembra a verba anual destinada às 70 cidades estâncias, que este ano deve chegar a R$ 400 milhões e a criação dos Municípios de Interesse Turístico (MIT), como algumas das ações que levaram ao aumento do numero de cidades paulistas a entrarem na rota de destinos turísticos brasileiros. Este ano já foram criados 20 MITs e mais 120 estão sendo analisados pela Assembléia Legislativa e devem receber o título nos próximos meses.

Para conhecimento, segue anexo o Mapa das Regiões Turísticas paulistas, cujos municípios integram o novo Mapa do Turismo Brasileiro.