Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 23 de abril de 2024.
 
 
01/12/2017
NOTÍCIAS
Santa Isabel exibe seus valores de MIT
Perto da capital paulista, Santa Isabel que agora ostenta o título de Município de Interesse Turístico – MIT, está localizado na região metropolitana do Estado entre o Alto Tietê e o Vale do Paraíba.
Com 55 mil habitantes, 363 km² de extensão e uma geografia montanhosa, onde se escondem 43 cachoeiras, a Represa do Jaguari, o Parque Estadual Serra do Itaberaba, 700 km de estradas rurais, 20 hípicas, 28 pesqueiros, oito pousadas e 40 restaurantes, esta cidade fica a apenas 60 quilômetros de São Paulo.
Atualmente recebe cerca de 20 mil visitantes por semana, todos  atraídos pelo turismo rural, de aventura, cultural, gastronômico  e o ecoturismo. Vale ressaltar que Santa Isabel integra o Circuito Turístico das Nascentes e os munícipes já se preparam para, em breve, transformar-se na “Capital Nacional das Histórias em Quadrinhos” em homenagem ao ilustre isabelense Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, do Cebolinha, da Magali, do Chico Bento, entre outros.
Daí a proposta da Gibiteca Mauricio de Sousa, espaço em Santa Isabel destinado a manter viva a prática da leitura e da cultura das histórias em quadrinhos. Por outro lado, a Escuna também é um atrativo especial aos visitantes, com passeios periódicos pela Represa do Jaguari com exibição de duas cachoeiras e  belas paisagens das matas em todo seu entorno.
Tem mais: destaque para o turismo rural de Santa Isabel, pelos queijos, frutas, mel, rãs, cachaças e licores que permitem inúmeras sensações e experiências surpreendentes aos turistas. Neste cenário, surge o Limoncello, licor típico do sul da Itália, produzido  em Santa Isabel com mudas de Limão Sfusato Amalfitano trazidas de Amalfi (SA) Itália, permeando ótimas condições para seu cultivo.
Já são 300 árvores que produzem as frutas para a fabricação do licor, mais suas diversas variações, como sorvetes, limão cristalizado, compotas, geleias e até pratos da culinária mediterrânea. Sem contar a colonização japonesa que também deixa sua marca na produção de caqui, atemoia e orquídeas. Como mais uma atração, os peixes de Santa Isabel, com influência das águas e pesqueiros. Daí surge a forte identidade na culinária local que mostra a tilápia, o tucunaré e a traíra como prediletas iguarias.

Por Maristela Bignardi

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite