Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
 
 
05/04/2018
NOTÍCIAS
Turismo a pé, Rota Bandeirante lançada em Guarulhos
Belezas naturais, história e monumentos arquitetônicos são os atrativos da Rota Bandeirante Fernão Dias.

A Rota Bandeirante - Fernão Dias foi inaugurada nesta quinta-feira, 5 de abril, na praça Getúlio Vargas, no centro de Guarulhos. A nova rota faz parte do Programa Caminha São Paulo implementado em 2011 pela Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo, um programa turístico de caminhos intermunicipais e contemplativos de atrativos naturais, históricos e arquitetônicos, inspirados na trajetória de personagens históricos que ajudaram a compor a rica cultura paulista.

“O Estado de São Paulo tem vocação turística, uma vez que compõem todos os segmentos do setor, e que no atual cenário é responsável pela geração de empregos, desenvolvimento econômico e social”, ressalta o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Fabricio Cobra.
Esta rota pedestre que é composta por 13 municípios, resgata as expedições conhecidas como as bandeiras, que desbravaram as matas do interior desta região Turística Bragantina, ou Circuito entre Serras e Águas, nos séculos XVII e XVIII. Tais expedições tinham como objetivo a procura por riquezas minerais e ainda a busca por de mão de obra indígena para utilizá-la nas lavouras de cana de açúcar, importante produto da economia paulista.

O caminho passa por paisagens exuberantes, seja em meio à natureza preservada, seja no reconhecimento do rico patrimônio histórico que compõe as heranças culturais centenárias de um dos maiores e mais belos estados do país.

A rota é composta por duas alças, a primeira (Itaberaba) iniciando em Guarulhos, de onde o caminhante segue passando pelos municípios de Santa Isabel, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia, Joanópolis e terminando em Vargem. A segunda alça (Cântaros) inicia-se em Mairiporã atravessando os municípios de Atibaia, Bragança Paulista, Tuiuti, Pinhalzinho, Pedra Bela e finalizando também no município de Vargem.

Disponível nos sistemas operacionais IOS e Android, o app Caminha São Paulo oferece o mapa da Rota Bandeirante para acompanhamento online por GPS, contém indicações de hospedagem e restaurantes das cidades cortadas pelo caminho, além de disponibilizar opções para elogios, reclamações e sugestões - tudo disponível pelo smartphone.

Ao se cadastrar para utilizar o aplicativo, o caminhante pode acumular pontos que são conquistados ao se alcançar os pórticos do programa. Ao conseguir 70% dos carimbos digitais de cada rota, o viajante recebe um certificado emitido pela Secretaria de Turismo. Ao atingir 1000 pontos acumulados, o app abre novas funcionalidades para o usuário, como a possibilidade de compartilhar fotos e depoimentos.

O aplicativo contempla ao todo quatro rotas implementadas pelo programa da Secretaria: Rota dos Bandeirantes, Rota da Luz, Passos dos Jesuítas e Rota Franciscana.


Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite