Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.

23/04/2018
Água em abundância movimenta o turismo de Rosana, agora MIT
Repleto de riquezas naturais, Rosana, é uma cidade com18.459 habitantes, segundo o censo do IBGE de 2015 e está localizada no extremo oeste do estado de são Paulo e que vem se destacando perante o cenário regional devido à procura pelo turismo de pesca  levando turistas do país inteiro à região atrás dos peixes típicos como o Tucunaré, Pintado, Jaú, Dourado, Tilápia, Sardela,  entre outros.A cidade está localizada entre dois grandes rios do país, o Paraná e a Paranapanema e é esta  abundância de água que movimenta o turismo em Rosana, agora MIT- Município de Interesse Turístico - tanto para pesca quanto para atividades em meio à natureza.
         Destaque para o  Balneário Municipal construído às margens do Rio Paraná na cidade de Rosana. Esse é o lugar ideal para se divertir com a família e amigos, uma vez que possui  infraestrutura com banheiros, duchas, estacionamento, quadras de areia, campo de futebol de areia, playground para as crianças,  policiamento e corpo de bombeiros.  Um dique serve para conter a correnteza, além de ser um belo local de contemplação, além de uma  rampa de acesso ao rio Paraná. Com grande notoriedade na região, a prainha de Rosana, como é conhecida, concentra alguns tipos de oferta turística como a gastronomia e o lazer, além de ser ponto de partida para passeios no rio Paraná.O acesso ao Balneário é fácil e possui sinalização por todo trajeto.
         O encontro dos Rios Paraná e Paranapanema chama a atenção e vislumbra quem avista a fusão das águas de diferentes cores.As águas do Paranapanema apresentam uma coloração mais avermelhada devido à predominância de solos argilosos e de atividades de agricultura, enquanto que na bacia do Rio Paraná há predomínio de solos arenosos e atividades de pecuária. O encontro das águas forma uma bela paisagem natural.
         Rosana contempla a Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, também chamada de Usina Hidrelétrica Porto Primavera  e está localizada no Rio Paraná, 28 km a montante da confluência com o Rio Paranapanema. Sua barragem, a mais extensa do Brasil, tem 10.186,20 m de comprimento e seu reservatório, 2.250 km2. Dispõe de eclusa para navegação no Rio Paraná e  possui aproximadamente 10 mil  habitantes. O distrito foi planejado e construído pela Cesp (Companhia Energética de São Paulo) para alojar os trabalhadores da construção da Usina . Primavera tornou-se distrito de Rosana, em abril de 1994 e dista da sede aproximadamente 12 km.
         Passando pelo lado cultural há o Cine Teatro Casa da Cultura em Primavera Patrimônio Cultural do município que foi ampliado e modernizado após 15 anos por intermédio do Instituto Sócio Cultural e Ambiental do Pontal do Paranapanema – ISCAP, com o apoio do Ministério Publico. Atualmente é administrado pela Prefeitura de Rosana, através da Divisão de Eventos e conta com infraestrutura e oferece cerca de 280 poltronas, sediando  manifestações culturais, reuniões e eventos municipais e regionais.
                Rosana detém um patrimônio material e imaterial diferenciado, e já foram encontrados resquício de civilizações que viveram há cerca de 8.000 anos. Há também grupos de mulheres assentadas que se reúnem para utilizar o turismo em suas propriedades como renda extra. Orgulho para este MIT é a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho que  possui um campus em Rosana. Os cursos oferecidos são Turismo e Engenharia de Energia, onde os alunos desenvolvem projetos e tecnologias para o bem da comunidade.