Facebook Twitter Youtube Flickr
Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 27 de maio de 2018.

Vídeos

 
 
06/05/2018
Notícias
Governador certifica seis MITs da região de S. J. do Rio Preto
 
Na manhã deste sábado (5/5), o governador Márcio França esteve na cidade de São José do Rio Preto e certificou seis cidades como MIT- Municípios de Interesse Turístico: Jales, Fernandópolis, Ouroeste, Paulo de Faria, Mendonça e Ubarana. Neste mesmo evento, França também assinou convênios envolvendo os setores da Educação e da Habitação.

“Estas certificações de Municípios de Interesse Turístico permitirão que essas cidades recebam anualmente recursos em torno de R$ 600 mil para melhorias na infraestrutura turística, mediante convênio com o DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) da Secretaria estadual de Turismo”, declarou o governador.

Para Nanci Cortazzo, que responde pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, “o turismo é uma importante atividade econômica que impulsiona toda a cadeia produtiva”. Ela informou que na próxima semana a Pasta do Turismo iniciará uma dinâmica de capacitação aos integrantes dos MITs com foco nos processos de pleitos e realização de projetos. “Esta será uma ação facilitadora para o desempenho dos municípios junto ao DADETUR”, explicou Nanci, que esteve presente em São José do Rio Preto.

Eis os atrativos turísticos dos seis Municípios de Interesse Turístico que receberam os certificados:

Jales - 50 mil habitantes

O município de Jales possui considerável oferta de atrativos turísticos nas áreas de cultura, religião, saúde, esportes, rural, estudos e intercâmbio, ecoturismo, negócios e eventos. A agropecuária, o comércio e a prestação de serviços são as principais forças do desenvolvimento local e regional.

O município se destaca nacionalmente pelo cultivo da fruticultura, tendo como destaque a produção de uvas finas. Jales é um dos mais novos municípios do Estado e surgiu de um racional plano de arquitetura e urbanismo, que atesta a clarividência de seus primeiros colonizadores.
 O status de cidade centro de região sempre foi um diferencial de Jales desde os seus primórdios com  privilegiada condição geográfica. O município é destaque nacional no cultivo de uvas finas. Também conta com uma unidade do Hospital de Câncer de Barretos que atende 1000 pacientes/dia vindos de aproximadamente 10 estados do Brasil, além de contar com uma unidade do Ambulatório de Especialidade Médicas (AME), o qual realiza também cerca de 1000 atendimentos/dia.
 
Fernandópolis - 69 mil habitantes

Importante pólo turístico, a cidade  faz parte da região dos Grandes Lagos e está localizada sobre o Aquífero Guarani, um dos maiores lençóis de água do estado de São Paulo. Destaque para a Exposição Agropecuária de Fernandópolis, festa tradicional na cidade que atrai público de todos os lugares do país. A EXPO de Fernandópolis se destaca também pelo investimento no setor agrícola e pecuário, que envolve exposição, julgamento e leilão de animais, atraindo os principais criadores do país, principalmente do gado Nelore. 

Ao longo de seus 50 anos de existência, investiu numa ampla infraestrutura, ganhou destaque nacional, sempre conquistando inúmeras atrações e uma vasta diversificação de seus negócios. A EXPO Fernandópolis, sempre em maio, agrega um dos maiores rodeios e muitos shows musicais. Tem capacidade para 50 mil pessoas. Em tempo: Pesqueiros, Águas Termais, Horto Florestal, Cavalgada Rural, Enduro a Pé, Moto Cross e diversificado Artesanato completam a lista de atrativos turísticos deste município.

Ouroeste - 10 mil habitantes

Destaque para o Museu Cultural e Arqueológico - Água Vermelha, guardião de um acervo de importância para a nação brasileira, em especial com a exposição: Ouroeste, 9 mil anos de história. Com amplas salas o Museu apresenta inúmeras fotos, objetos e maquetes do sítio arqueológico de Água Vermelha, no vale do Rio Grande, em Ouroeste. Instalado em 2003, é considerado uma das maiores referências arqueológicas e culturais do estado de São Paulo.Vale ressaltar também o potencial para a prática de ecoturismo por conta de seus atrativos naturais como, trilhas, cachoeiras, lagos, corredeiras e piscinas naturais. Os atrativos da natureza, o relevo e a fauna e flora do local proporcionam ao visitante o contato com a história de civilizações milenares que ocuparam a margem do Rio Grande.

Por sua vez, o turismo rural  está bem presente pelo povoado de Arabá, pertencente a Ouroeste. Localizado a aproximadamente 18 km tem um acesso privilegiado pela  Ponte Ferroviária, ao Pantaninho (área alagada com paisagem semelhante ao Pantanal), ao Rio Grande e às corredeiras do Ribeirão Santa Rita. O caminho até o povoado leva ainda a estradas rurais e fazendas cuja atividade principal é a citricultura. Outro local que apresenta potencial de turismo rural é a Comunidade do Formoso. Lá acontece a maior Festa de Reis da região. São dois dias de festa que atrai um público de duas mil pessoas com  comidas típicas, apresentações e musicais com a Companhias de Reis em uma estrutura para recepcionar os visitantes da cidade e região.
 
Paulo de Faria -  9 mil habitantes

A cidade conta com a Associação Projeto Ambiental Piracanjuba  que envolve o plantio de árvores nativas, soltura de peixes como Tucunaré, Piau e Piauçú, Dourado e a Piracanjuba, peixe praticamente extinto no Rio Grande, além de caminhadas ecológicas, ações pontuais de conscientização, como limpeza de matas e cachoeiras,  além de palestras e atividades lúdicas com as crianças, sempre visando a Educação Ambiental e fatores multiplicadores.

Por sua vez, a Cachoeira do Talhadão é um dos pontos turísticos da cidade banhada pelas águas do Rio Turvo. Com uma fauna e flora exuberantes, é cercada de belezas naturais desde o caminho para chegar até ela. Favorece esportes radicais, pesca esportiva, camping e Turismo Ecológico. Há também a Cachoeira do Cedro que fica entre os municípios de Paulo de Faria e Riolândia, mais precisamente na Vicinal Chico Procópio à frente da Estância Hidromineral Hidroleve, dentro do município.
 
Mendonça - 5 mil habitantes

A cidade conta com o Centro de Lazer Praia da Barra Mansa, mais conhecido como Prainha de Mendonça. Com área de 24.800m² dos quais   6.200 m² reservados para os banhistas e com infraestrutura de banheiros, quiosques, churrasqueira e piscinas com tobogã, praia natural, lanchonete, entre outros.  Destaque para o monumento do Cristo Redentor que fica localizado na entrada principal de cidade e representa a fé religiosa da  população.  Para o Turismo Rural há  fazendas típicas da primeira metade do século passado. Sem contar um sítio arqueológico onde foi encontrado um esqueleto de Dinossauro que se encontra na Faculdade do Ibilce em São José do Rio Preto-SP, com aproximadamente 60 milhões de anos. 

A cidade contempla como atrativos turísticos, três cachoeiras e a Mata Santa Maria, uma reserva nacional de mil hectares.

Ubarana - 5.500 habitantes

Com apenas 26 anos de emancipação político-administrativa. Sua principal atividade econômica é a agricultura, mas como prova de sua evolução, o turismo vem ganhando espaço e sendo reconhecido como atividade geradora de renda, conquistando a cada ano pequenos e grandes empresários que vem investindo em empreendimentos para atender a demanda turística já existente.

As riquezas naturais de Ubarana, e seu clima quente chamam a atenção de muitos turistas que buscam o município como destino em finais de semana, feriados e férias. Banhada pelas águas do límpido Rio Tietê e composta por belas paisagens, Ubarana ganha prestígio e reconhecimento. O afluente do Rio Tietê, o Rio Fartura, presenteia a cidade com seu principal atrativo turístico, a Prainha Municipal de Ubarana, como é popularmente conhecido o Centro de Lazer Gentil Moreira. Milhares de pessoas buscam a prainha constantemente para a prática do lazer, pesca, banho, atividades náuticas, camping e descanso.

Tanto os festejos tradicionais quanto os culturais são muito populares em toda região se atenta ao calendário de eventos do município. Os principais eventos são: carnaval na prainha; Festa do Padroeiro São Pedro com grandiosos shows, queima de fogos e quermesse tradicional; Cavalgada de São Pedro; Encontro de Bandas e Fanfarras; Encontro de Folias de Reis; Festival Gastronômico, de Teatro, de Música, de Dança de Cinema e de Poesia; Feira Turística - FECULTUR, entre outros.
 
 
                                                                  Por Maristela Bignardi
 
 


Atalhos da página

  • Feliz Aniversário


  • Eventos do mês


     
  • Galeria de Fotos

     

Parceiros

AV. ESCOLA POLITÉCNICA,82
JAGUARE - SÃO PAULO, SP - CEP: 05350-000
TEL: (11) 3718-6500 -
SEG À SEX DAS 9H ÀS 18H
Rede Corporativa e-Solution Backsite