Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.

04/06/2018
Governador certifica MITs do Vale do Ribeira
Na manhã de sábado (dia 1º), em Registro, o governador Márcio França certificou seis cidades do Vale do Ribeira como MIT - Município de Interesse Turístico: Apiaí, Itaoca, Iporanga, Jacupiranga, Miracatu e Sete Barras. Além de assinar convênios para região, liberando recursos para pavimentação de ruas e na área da saúde, com o projeto ‘Saúde em Ação’.
“Contemplamos cidades como MITs, para investimentos na área turística. Isso é muito relevante porque a região do Vale do Ribeira tem muita relação com o Turismo. É uma área muito preservada, que vai ajudar muito o Estado de São Paulo”, reforçou Márcio França.
Os municípios que se tornam MIT têm direito a verba anual de R$ 600 mil do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento de Municípios Turísticos), gerenciada pela Secretaria de Turismo, para a realização de investimento em obras de infraestrutura turística.
Para o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Junior Aprillanti, desenvolver políticas públicas voltadas ao segmento é importante para a economia paulista. “O turismo representa 10% do PIB do Estado e a criação dos MITs demonstra o quanto o governo investe no setor, sendo o único da federação a criar medidas públicas", disse o secretário.
O Estado de São Paulo possui 70 Municípios Turísticos e 97 MITs, isso demonstra que a atividade está fortalecida no Estado que possui todos os segmentos turísticos, segundo o Mistério do Turismo.
Segue relação dos municípios certificados como MIT:
Apiaí – 25 mil habitantes
O município foi fundado em 1771 por Francisco Xavier da Rocha. Está localizado na microrregião de Capão Bonito. A cidade conta com um cenário diversificado, que vai desde esculturas em argila, cavernas, cachoeiras, trilhas para prática de off Road, parque municipal, avistamento de aves, trilhas, túneis e mirantes. Para os amantes do motociclismo a localidade é cortada pelo Rastro da Serpente. O clima frio é um dos atrativos no inverno, que pode chegar a temperaturas negativas. Com relação ao seu relevo, possui vários morros, dentre eles: o Morro do Ouro, o mais famoso de todos. Cercado pela Mata Atlântica, possui grutas, cachoeiras e faz parte de roteiros turísticos na serra do PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira. É uma cidade agradável, com boa infraestrutura. O município está localizado no Vale do Ribeira.

Itaoca – 3.200 habitantes
O município foi criado em 30 de dezembro de 1991. Sua denominação, que, em tupi, significa “a caverna”, “a lapa”, “a gruta” ou, ainda, “a casa de pedra”. A cidade fica próxima a Apiaí e usufrui do turismo ecológico da Mata Atlântica envolvendo a serra do PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira.

Iporanga – 4.535 habitantes
O município é conhecido como “Capital das Cavernas”, por pertencer ao Vale do Ribeira, na região da Mata Atlântica. Aproveitando o cenário para a prática de ecoturismo, por ser banhado por cachoeiras e ter, aproximadamente, 360 cavernas catalogadas na região, possuindo o Parque Estadual Caverna do Diabo e do PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira.
Jacupiranga – 17.196 habitantes
A cidade foi fundada em 29 de dezembro de 1927. É conhecida por desenvolver o turismo cultural da região, com tradição na cultura católica, uma vez que sua fundação foi administrada por um grupo específico de portugueses.

Miracatu –20.595 Habitantes
O município foi fundado em 1872 e pertence a região sul da Serra do Cafezal. Localizado na Mata Atlântica, ele possui, aproximadamente, 53 cachoeiras, facilitando o desenvolvimento do turismo ecológico e de aventura.

Sete Barras – 13 mil habitantes
Fundado em 1944, o município está no meio da Mata Atlântica, abrigando diversas segmentações turísticas, entre elas: ecológico e histórico. A cidade possui, aproximadamente, cinco cachoeiras, quatro parques e duas aldeias indígenas.