Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.

12/11/2018
Sabor de SP traz o melhor da gastronomia paulista ao Memorial
No último final de semana, entre os dias 10 e 11, ocorreu no Memorial da América Latina o Sabor de SP. Servindo os 28 pratos finalistas das etapas regionais.

A autêntica gastronomia paulista, sempre em cena, exibiu suas iguarias respaldadas em produtos da terra, num nítido resgate cultural das raízes regionais. Este é o caminho que a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo encontrou, em 2013, para criar o Festival Gastronômico Sabor de SP.

Ao longo desses anos o evento vem desvendando histórias, fornecendo informações culturais, além de revelar o convívio na realização dos pratos com os produtos da terra e, desta forma, promover de modo surpreendente e criativo a culinária regional paulista.

Neste final de semana os finalistas da disputa ao longo de 2018 trouxeram seus pratos para o coração da capital em uma celebração da diversidade da culinária caipira, caiçara e serrana paulista.

Além da farta e premiada gastronomia, o evento contou ainda com apresentações culturais do Balé Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo, do Grupo Folklorístico Stella Bianca e da Orquestra Municipal de Guarujá.

O secretário estadual de Turismo, Junior Aprillanti, disse na abertura do festival que “esta é a oportunidade de se mostrar talento e história. É muito importante este programa de nossa Pasta que acontece desde 2013, uma vez que a gastronomia é forte aliada da atividade turística”. Ressaltou também que turismo é negócio e que desde a primeira edição, o Sabor de SP recebeu 260 mil participantes.

Durante todo ano de 2018, houve as seletivas desta ação e o resultado foi este: 28 pratos finalistas estiveram à disposição do público, com preços moderados e com entrada franca. Este evento, que agita a gastronomia paulista, consolida um roteiro gastronômico novo a cada ano, enaltecendo a produção culinária e agrícola da região e promovendo empregos e prosperidade.

Para se ter uma idéia da grandiosidade do Sabor de SP, seus participantes levaram para os dois dias as seguintes quantidades:

• Porções de pratos –14.126
  • Sanduíches - 6.350
  • Salgados – pastéis, bolinhos, coxinhas e croquetes - 13.066
  • Bolas de sorvetes e doces – 11.130

Para todo este trabalho, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo conta com a revista Prazeres da Mesae apoio educacional do SENAC.Juntos percorreram todo o estado em busca dos pratos que melhor representam a cozinha típica paulista.