Santos - São Paulo - Brasil, 16 de abril de 2024.

20/12/2018
Natal nos Trilhos em favor do Turismo Ferroviário paulista
O Natal nos trilhos – Expresso Paulista acontece no próximo domingo, 23 de dezembro. Irá percorrer cerca de 130 quilômetros em uma viagem inédita pelas linhas 7 e 11 da CPTM, partindo às 15 horas de Jundiaí, passando por Várzea Paulista, Franco da Rocha, Caieiras, Perus, Jaraguá, Pirituba e Lapa, até chegar na estação da Luz, por volta das 17h30h.  Após 30 minutos de parada, o expresso segue para Guararema, passando pelo Brás, Tatuapé, Mogi das Cruzes, Sabaúna e Luiz Carlos.
Este evento que conta com a realização da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, entre outras parcerias, tem como objetivo divulgar o trabalho de preservação ferroviária realizado pela ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e Rumo Logística, além de divulgar a ferrovia como importante modal de transporte e vetor da atividade turística, por meio dos trens e bondes do Estado de São Paulo.
Durante o passeio, os jornalistas a bordo, uma vez que será exclusivo para a imprensa, terão conhecimento da importância do Turismo Ferroviário que permite o desenvolvimento de passeios que resgatam a memória cultural e econômica em São Paulo. Vale lembrar que o Brasil tem hoje 18 ferrovias regionais que somam 22 mil quilômetros em 19 estados. O uso da malha ferroviária ajuda a gerar emprego e renda, promove a integração regional e diminui a ociosidade de trechos ferroviários. Segundo o inventário da Rede Ferroviária Federal, são 115 locomotivas e 222 carros transportando passageiros pelo país. Ao todo, são 33 trens turísticos em operação, todos na região Sul e Sudeste do país, sendo 15 no estado de São Paulo:

1.      Estrada de Ferro Campos do Jordão
2.      Expresso Turístico de Mogi das Cruzes