Santos - São Paulo - Brasil, 16 de abril de 2024.

03/01/2019
Com arte e natureza, Altinópolis é MIT
Altinópolis é uma cidade do Estado de São Paulo que fica a 346 km da capital e faz parte da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Com clima ameno e agradável, é conhecido por suas belezas naturais e atrações turísticas, como as inúmeras cachoeiras, grutas e as obras de Bassano Vaccarini.

Agora MIT- Munícipio de Interesse Turístico e com população de mais de 15 mil habitantes, Altinópolis é ótima para o ecoturismo e o turismo cultural. A riqueza de sua natureza se traduz nos rios, cachoeiras, grutas e imensa área verde. De outro lado, sua importância cultural se mostra nas obras do artista plástico Bassano Vaccarini, que estão espalhadas por toda a cidade. Bassano Vaccarini foi um pintor, escultor e cenógrafo ítalo-brasileiro, participou da 2ª guerra mundial como paraquedista e com o fim da guerra, veio ao Brasil. Além de dirigir peças de teatro, produzir filmes e lecionar na FAU-USP era artista plástico. Por volta de 1980, o então prefeito Dr. Pio Antunes de Figueiredo o convidou para trabalhar em Altinópolis e enquanto trabalhou Vaccarini se empenhou em transformar a cidade em uma "galeria a céu aberto".
Em Altinópolis cinco rios nos dão 35 quedas d'água, são cachoeiras e cascatas para todos os gosto e uma delas tem 72 metros de altura. Oito grutas devidamente catalogadas fazem parte do seu roteiro turístico.

Em relação a história deste MIT, o povoamento do local se iniciou no séc. XIX e com a construção da antiga Estrada de Ferro, o crescimento da cidade alavancou. Com a chegada de imigrantes italianos, portugueses, sírios e libaneses, além da plantação de café e a pecuária, começaram a surgir as primeiras ideias da independência do Distrito em relação à cidade de Batatais. Os jornais tiveram grande importância no papel da emancipação, destacando-se os jornais O Progresso, O Imparcial e A Evolução. Com o clamor popular a vila ganhou novo impulso, até que em dezembro de 1918, por lei estadual, foi elevada à categoria de município, onde foi vencedor, por plesbicito, o nome de Altinópolis, em homenagem ao presidente do Estado de São Paulo, Dr. Altino Arantes. No dia 9 de março de 1919 foi instalada a primeira câmara municipal de Altinópolis, simbolizando esta data a fundação da cidade. Finalmente, em 25 de abril de 1965, instalou-se a comarca de Altinópolis, sinalizando completa independência e autonomia do município.

Atrativos Turísticos

Gruta e Cachoeira do Itambé
É uma das principais atrações turísticas da cidade, possui formação arenítica, o que a torna suscetível a grandes desgastes, tanto pela ação antrópica quanto pela ação natural. Possui uma fachada de 28 m de altura e uns 350 m de galerias. Na região da Gruta do Itambé também localiza-se a Cachoeira do Itambé que proporciona uma bela visão da natureza da cidade. Outra atração da gruta são duas cavidades em forma de orelhas de onde jorra pequena quantidade de água, esse fenômeno é causado pela absorção de água pelo solo exterior da gruta, que encontrou como saída essas duas formações.

Praça das Esculturas
Também conhecida como "Jardim das Esculturas" ou ainda "Praça Dr. Ulysses Guimarães". A Praça das Esculturas é uma das mais importantes obras do artista plástico ítalo-brasileiro Bassano Vaccarini que ultilizou a exaltação à mulher como fonte de inspiração. O Jardim possui sete monumentos com 42 esculturas. Os sete grupos são divididos da seguinte forma: Mãe com criança e mulheres recepcionistas, Equipe de mulheres, O Casal - Homenageia o casal que doou as terras para a construção de Altinópolis. Representa o Major Garcia e sua esposa Maria Thereza Figueiredo Garcia (A escultura possui 5 metros), Mulher sensual, Mulher solidão, Figuras atravessando a parede e a Grande assembleia de mulheres - É a obra mais extensa da praça, com 20 figuras. Representa a discussão de problemas como a discriminação da mulher na sociedade, reivindicação de inclusão na política, condições de igualdade etc.

Praça Igreja Matriz (Paróquia Nossa Senhora da Piedade)
Primeira Igreja de Altinópolis, palco de onde acontecem missas dentro da igreja e eventos na praça como por exemplo a Festa de Santo Reis, Expoal e Quermesse. São festas que acontecem à décadas todos os anos, cada uma na sua data específica.

Museu e Casa da Cultura
Os turistas que amam cultura não deixam de visitar os museus e conhecer a história e a cultura local. No Museu e Casa da Cultura podemos encontrar mais sobre a vida do artista plástico italiano Vaccarini. Situado em um imponente prédio no centro da cidade, o visitante conhecerá o acervo do artista, formado por esculturas em raízes, bronze, pinturas e desenhos.

Praça da Conversa, Praça do trabalhador e Parque da Lagoa
Com esculturas de Vaccarini vale a pena conhecer e durante a noite, aproveite para caminhar no centro histórico de Altinópolis, passeando por esses três locais.

Morro da Mesa
Morro da Mesa (que lembra a Chapada das Mesas no Maranhão) é perfeito para assistir ao pôr do sol, a 40 km da cidade, entre a divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais. O lugar tem vista panorâmica para a região, uma visita obrigatória.

O QUE É INTERESSANTE CONHECER EM ALTINÓPOLIS!
*Visitar as Grutas
*Visitar as Cachoeiras
*Eventos na praça matriz
*As obras de Bassano Vaccarini espalhadas pela cidade