Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 01 de maio de 2024.
 
 
09/03/2022
REGIÕES TURÍSTICAS
Conheça a Região Turística Angra Paulista

Avaré, Águas de Santa Bárbara, Bernardino de Campos, Chavantes, Fartura, Ipaussu, Itaporanga, Ourinhos, Paranapanema, Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo e Timburi compõem a Região Turística Angra Paulista



 

A estância turística de Avaré é um destino privilegiado de atrativos. Localizada no sudoeste paulista e distante 267 km da Capital, é bem famosa por uma iguaria conhecida em todo país: o Pingo de Leite, doce tradição desta cidade. Também é conhecida como Terra do Verde, da Água e do Sol, pelos seus lagos ornamentais, ruas e praças amplas e arborizadas. Com uma população de 91.7 mil pessoas, sua grande atração é a represa de Jurumirim, formada pelo Rio Paranapanema, a 18 km do centro. As suas águas límpidas dão origem a belas praias, tornando o local ideal para banhos na temporada de verão, além da prática de esportes náuticos de windsurf (prancha à vela), jet ski (moto náutica), banana boat, caiaques, e passeios de lancha, escuna e barco. Por isso que o entorno da represa é perfeito para a hotelaria, pousadas de lazer e casas de veraneio. Atrativo bem procurado é o Camping Municipal Dr. Paulo Araújo Novaes. Com um km de praia, este local dispõe de infraestrutura básica para a prática do campismo e um pesqueiro público com capacidade para 100 pessoas. Localizado ao lado da Ponte Carvalho Pinto, às margens da Rodovia SP 255, com grande área arborizada, dispõe, para os campistas, de restaurante, banheiros, vestiários, pontos de energia, lavatórios, churrasqueiras e equipe de salva-vidas presente. Entre as suas atividades que atraem turistas, Avaré também é conhecida como a Capital Nacional do Cavalo, uma vez que é referência na criação de cavalos, pôneis, minivacas e avestruzes. E quando o tema é Turismo Religioso, o Santuário de Nossa Senhora das Dores desponta como a principal igreja da cidade, erguida no local exato onde Avaré surgiu. Construída no final do século XIX, a primeira matriz foi erguida onde está hoje o pátio da atual igreja. Um outro orgulho dos avareenses é a Floresta Estadual de Avaré, conhecia como o Horto Florestal. Trata-se de um especial recanto da natureza, com uma área de 95,30 hectares, com árvores raríssimas e vasto gramado às margens de uma pequena represa. Há um Centro Cultural aberto à visitação e uma trilha educativa que pode ser percorrida.
 
A Estância Turística de Águas de Santa Bárbara, desde o início de sua colonização, é reconhecida pelas propriedades terapêuticas da água que hoje abastece o Balneário Municipal Mizael Marques Sobrinho. Suas águas são indicadas principalmente para o tratamento de doenças de pele. Clima ótimo e muito tranquilo com recantos agradáveis é muito procurado pelos turistas. Com diversas opções de lazer, este destino recebe visitantes de todas as partes do país interessados em um maior contato com a natureza e com as águas medicinais da cidade, que fica a 280 km da capital paulista. a prainha do Parque dos Lagos. Com muitos visitantes no verão, a prainha artificial de água doce e sua faixa de areia para banhistas são um dos pontos turísticos mais procurados de Águas de Santa Bárbara. A entrada é gratuita e, além da prainha, a dica é conferir o lago de pesca, uma cachoeira artificial e uma natural, as churrasqueiras e o campo de futebol. Hoje em dia o Parque dos Lagos é foco de investimento por parte da prefeitura para aumentar o conforto dos moradores visitantes, incentivando o turismo na região. Já o terreno onde fica a Cascata Capão Rico, cachoeira que dá nome ao complexo, possui infraestrutura ideal para quem quer entrar em contato com a natureza sem, contudo, abrir mão das comodidades da cidade. De quebra, dá um show no que se refere à acessibilidade. Inaugurado em 24/04/2021, o complexo veio para incrementar o cartão-postal do destino. Com seus 1,7 mil m² de deck que rodeiam os 37 metros de queda d’água da cachoeira e suas seis piscinas naturais, o acesso facilitado à Cascata é uma grande atração. E o destaque religioso fica para a Igreja de Santa Bárbara, cuja criação da Paróquia aconteceu em 20 de outubro de 1885. Após duas capelas de madeira, foi finalmente construída a Igreja Matriz que se tem hoje em estilo gótico romano com lindas pinturas internas contando a História de Santa Bárbara, que nos anos 70 foram raspadas, e recentemente foram substituídas pelos murais no estilo Beuron, também contando a história da Santa, e embelezando novamente a Matriz internamente. A Festa da Padroeira é comemorada em 4 de dezembro.
 
Cidade localizada na região Sudoeste do Estado de São Paulo, distante 329 km da Capital, Bernardino de Campos, com 11 mil habitantes, é cortada por dois importantes Rios: o Paranapanema e o Pardo repletos de belezas naturais. Tem mais: este destino vem desenvolvendo um importante trabalho turístico Cultural, implantando em seu calendário Festival de Inverno e a Festa da Primavera, com diversos shows e atrações privilegiando também todo segmento da economia criativa do município. Também se destaca com o Festar - Festival de Teatro Amador que acontece há 18 anos, revelando artistas e trazendo uma riqueza cultural imensurável. Atrativos é que não faltam em Bernardino de Campos: e a Rota Boiadeira é em deles, lembrando as antigas comitivas. Sem contar a famosa a Folia de Reis e o grupo de Catira do Bairro do Dourado com uma tradição centenária. Por isso este município do Angra Doce e de riquezas culturais é muito diverso em atrações para atrair visitantes. Quando o tema é Turismo Gastronômico, surge o Famoso Bolinho de Carne do Bar e Sorveteria da Gente, cuja receita tem mais de meio século e onde arrasta muitos turistas de toda região para saborear essa maravilha que chega a vender até 200 bolinhos em um só dia. Há também a famosa cerveja artesanal Ficus que em alguns de seus sabores, o nome remete à história da cidade. Já o Turismo Religioso passa pela Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz e a diversidade da atividade turística em Bernardino de Campos envolve belas cachoeiras, corredeiras, atrativos pesqueiros, alambique, apiário, boas hospedagens e generosa gastronomia. Tem mais:  o passeio pelo Parque Municipal Douradão é imperdível, pois trata-se de um aprazível local da cidade onde a natureza é exuberante aliada ao canto de inúmeros pássaros. Dispõe de pista para caminhada, ciclística, quadra de vôlei de areia, de basquete, de futebol society, academia ao ar livre, lago, área de piquenique, parque infantil e até minitrilha ecológica. 
 
Localizado na região Sudeste do Estado, o município de Chavantes, distante 371 km da Capital, já tinha a Ponte Pênsil Alves de Lima construída em madeira pelo governo paulista, ligando São Paulo e Paraná, em 1920, para facilitar o escoamento da produção cafeeira do norte paranaense pela Estação Ferroviária Chavantes. Bom saber que nos Símbolos Municipais estão o brasão, bandeira e hino, a origem indígena de Chavantes, assim como a Usina Hidrelétrica Chavantes inaugurada em 1971, o Rio Paranapanema, o café e a cana-de-açúcar. Todos elementos que orgulham os chavantenses. Um dos destaques fica para o Rio Paranapanema, conhecido como "Panema" um dos menos poluídos do Estado de São Paulo. Ele nasce na Serra de Agudos Grandes, no Sudeste do Estado de São Paulo, em 900m de altitude e tem sua foz no Rio Paraná, após percorrer cerca de 900 km, proporcionando várias atividades como práticas esportivas, pesca e geração de energia. Tem mais: a Usina Hidrelétrica de Chavantes, localizada no Rio Paranapanema, a três km da foz do Rio Itararé, tem seu reservatório ocupando uma área de aproximadamente 400 km2, com capacidade de armazenamento de 9,4 bilhões de m3. Além disso, o reservatório da usina – um lago límpido de 419 km² (maior do que 57 mil campos de futebol), com bordas que se estendem por 1.085 km e banha 15 municípios entre paranaenses e paulistas. Sem contar com as marinas desta represa que se tornou um local muito atraente para os turistas. Os moradores também se orgulham da Estação Ferroviária Chavantes da Estrada de Ferro Sorocaba inaugurada em 1909 há poucos quilômetros da Vila Santana da Cachoeira, hoje Distrito do Irapé. Em 2016 o Conjunto da Estação Ferroviária Chavantes, com a Estação Ferroviária, Praça de Acesso, Vila Ferroviária, Caixa d’Água e Armazéns de Carga foi tombado como bem cultural de interesse histórico, arquitetônico, artístico, turístico, paisagístico e ambiental pelo Governo do Estado de São Paulo através do CONDEPHAAT.   
 
O Turismo é garantido no município de Fartura que conta com 16 mil habitantes e fica distante 358 km da Capital. Natureza, Hospitalidade, Cultura, Tradição, Religiosidade e Aventura estão à disposição dos que visitam este destino carinhosamente conhecido como Pérola do Angradoce. Com localização privilegiada em uma região de serra, a cidade é rica em verde, composta por uma imensidão de recursos hídricos como ribeirões e nascentes, além da atração do lago da Represa de Chavantes e seu entorno, com centenas de chácaras de recreio e opções de lazer! Destaque para as rotas de Cicloturismo que seguem estradas que cortam vales, rios e serras, interagindo com a flora e a fauna silvestre, passando por bairros rurais, com suas tradições e capelas históricas, sem contar com as paisagens maravilhosas da Rota dos Mirantes. Os atrativos em Fartura não param e vão desde um delicioso banho de cachoeira até uma emocionante Pescaria de Tucunaré. Muita adrenalina é liberada para quem gosta se voar sobre as serras ou fazendo uma trilha off road.  Para o visitante que veio até este destino para quebrar rotina, nada melhor que um passeio de barco pelas águas da represa. Bom saber que Fartura é da região do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes, entre os estados de Paraná e São Paulo, que é uma Área Especial de Interesse Turístico, denominada de Angra Doce e criada pela Lei Federal nº 13.921, de dezembro de 2019. A criação desta área especial reconheceu a alta potencialidade turística da região, cujo nome é derivado de Angra dos Reis, devido à semelhança das belezas naturais de ambas. Fartura dispõe de vários ranchos particulares e muitos destes são alugados para turistas; a Ponte Benedito Ribeiro Garcia faz divisa com Carlópolis (PR), e é considerado um dos lugares com o pôr do sol mais lindo da região. Especial viver momentos de pura emoção em contato com a natureza desta cidade, sentindo a religiosidade que faz parte da história e da cultura farturense em um dos trechos mais belos do Caminho das Águas - Reflexão e Fé, uma rota de peregrinação pelas belezas da serra local. Em Fartura, história, natureza e fé se fundem e dão origem a uma cultura muito própria, com um especial Jeitão Caipira que se reflete na culinária tradicional, com pratos muito saborosos, verdadeiras “Fartulícias”.
 
Ipaussu foi um município criado em 20 de setembro de 1915, com o nome de Ipauçu, que no tupi, "ypau-uçú", e segundo Theodoro Sampaio (Historiador do século XIX), significa "Ilha Grande". Com 15 mil habitantes, conta com o Cartão Postal da cidade como um espelho de prata, que é o Lago Municipal que contempla duas ilhas, área de preservação, quadras esportivas, pista de skate, parquinhos, campo de futebol, aquário municipal e com todas essas qualidades, é o cartão de visita do município. Os principais eventos acontecem em sua orla como, Campeonatos Esportivos, Atividades de lazer para crianças, Pesca, Pista de skate, Feira da Lua, acesso às escolas, Concha Acústica, Recinto da Festa de Peão, Praça da Bíblia e acesso à Estação Ferroviária. Em sustentabilidade, o escoamento das águas fluviais é direcionado para ele, sendo o mesmo rico em flora e fauna. Banhado pelo rio Paranapanema, há o Camping Municipal que é natural, com belíssimas paisagens e ecoturismo diversificado. Com área estruturada, o camping é uma ótima alternativa e foi reinaugurado com mirante e praia repaginada. Já o aquário municipal, instalado na Ilha do Lago Artificial, comporta oito aquários de dois metros de comprimento, com uma coleção de mais de 40 espécies de peixes de água doce e salgada. O local virou opção de lazer e tem atraído visitantes até de municípios vizinhos. Bom destacar que Ipaussu possui um terminal rodoviário, que está localizado na Rua Francisco Bonacci, 195, no Centro, onde funciona o Ponto de Informação Turística. Pelo Turismo Religioso, o destaque é a Matriz Senhor Bom Jesus de Ipaussu.
 
Município de Interesse Turístico (MIT) desde agosto de 2018, Itaporanga fica 363 km distante da Capital, e pertence à Região Geográfica Imediata de Itapeva, com uma população de 14 mil pessoas. Com foco no crescimento da atividade turística, este município já se tornou um dos principais destinos de Turismo Religioso do estado de São Paulo. E o principal motivo encontra-se na Abadia de Nossa Senhora da Santa Cruz, um mosteiro da Ordem Cisterciense de quase oito mil metros quadrados localizado no centro de Itaporanga. Foi fundada por monges que fugiram do regime nazista na Alemanha, em agosto de 1936. Há muitos fiéis de todo Estado e até mesmo de outras regiões do país que visitam esta Abadia, em especial, às quartas-feiras porque acontece a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O tour religioso que está disponível aos turistas envolve também 24 capelas e cinco grutas, e a principal é a de Nossa Senhora das Graças, local existente há mais de 20 anos. Todos os dias, esta gruta recebe, em média, 50 pessoas e no dia 27 de novembro, Dia de Nossa Senhora das Graças, mais de cinco mil pessoas. Esta fé, segundo os monges é agregada a outros valores, muito além do religioso, como o histórico, o cultural, até mesmo o arquitetônico. Mas nem só a religiosidade atrai turistas em Itaporanga, que possui inúmeros recursos naturais. Exemplo disso é o Morro do Defunto, com picos, mirante, mata preservada e concentração de grutas. É propício para a prática de turismo de aventura e ecoturismo como rapel, tirolesa, caminhada na natureza, voo livre, espeleoturismo, entre outros. Há outro bom atrativo, a Represa Chavantes, com sua água esverdeada, tem potencial para recepção de eventos esportivos, de pesca e náuticos, entre outros. E na área rural, este destino também foi contemplado com fazendas e chácaras que já recebem visitantes, sob agendamento, e ofertam atrativos que envolvem Astronomia, Ecoturismo e Turismo Rural. Destaque para a aldeia Tekoa Porã (Solo Sagrado em tupi), formada por indígenas de origem tupi-guarani, criada em 1º de maio de 2006 e conta com 13 famílias, somando 43 índios sob o comando do Cacique Darã. A Aldeia atualmente está aberta à visitação de turistas a fim de conhecer um pouco mais da cultura e vivência dos índios. E o artesanato local produzido por eles é rico em cores, raízes e sementes. 
 
O município Ourinhos, com 114 mil habitantes, tem alto potencial turístico, em especial pelo Rio Paranapanema que é propício ao Turismo de Aventura, de Pesca e de Canoagem, sendo um dos rios menos poluídos do Estado de São Paulo, e já foi palco de uma das etapas da Maratona Aquática do Estado de São Paulo. Localizado na região Oeste Paulista, distante 370 km da Capital, este destino é perfeito para os apaixonados por mountain bike pelas trilhas que destacamos: Ourinhos- Circuito Rio Paranapanema com aproximadamente 60km de percurso, o mais bonito de Mountain Bike da região. Vários pontos turísticos podem ser visitados neste circuito sendo a maior parte em estrada de terra. Boa a trilha de Ourinhos até Ponte Pênsil do município de Chavantes com aproximadamente 25km e a trilha Ourinhos – Usina hidrelétrica de Ourinhos, passando por Canitar, Chavantes e Ponte Pênsil. Aventura é que não falta neste destino. Agora vamos ao do Morro do Gavião que está localizado na Fazenda São João, uma das áreas rurais mais privilegiadas da região localizada entre os estados de Paraná e São Paulo denominada Angra Doce, com lago de 400km2 formado pela represa Xavantes, formada pelos rios Paranapanema e Itararé. Este Morro do Gavião permite uma visão 360 graus espetacular, tanto da represa quanto das encostas serranas dessa região de relevo peculiar. Interessante visitar também o Complexo Histórico Ferroviário que compreende o Museu Ferroviário localizado na antiga estação e o Setor de Turismo / PIT (Ponto de Informação Turística) no Centro de Convivência “Jornalista Benedicto da Silva Eloy”. Os atrativos de maior destaque no local são a Locomotiva Minissaia, as peças históricas que ficam na frente das casas do Centro de Convivência e o Museu Ferroviário, sendo ótimas opções de lazer e acesso à cultura. Tem mais: o Parque Ecológico Municipal Bióloga Tânia Mara Netto Silva localizado no coração cidade, com uma área de 109.699m², oferece opção de lazer junto à natureza, contribuindo para a sensibilização da comunidade em relação a sustentabilidade e a preservação da natureza. Neste Parque encontra-se o último trecho de Mata Atlântica do município, rico em plantas nativas e animais silvestres.  Pelo Turismo Religioso, a Igreja Catedral do Senhor Bom Jesus costuma chamar a atenção dos aficionados pela arquitetura gótica. Inaugurada na década de 50, a catedral dispõe de vitrais imponentes, em sua maioria retratando os apóstolos, em sua ornamentação. E a principal atração da praça da catedral é a Quermesse do Senhor Bom Jesus, que acontece sempre no início de agosto, com praça de alimentação e uma programação religiosa especial.

Na Estância Turística de Paranapanema que pertence à Região Turística Angra Paulista com mais 11 municípios, o famoso rio, também denominado Paranapanema, tem 46 quilômetros de extensão dentro do município. Neste curso de água doce os moradores encontram muito entretenimento e os turistas podem recarregar suas energias nos diversos balneários existentes. Além deste privilégio, a geografia revela belas formações rochosas, com fauna e flora frente a um cenário ideal para a prática de Esportes de Aventura, Ecoturismo e Turismo Rural. A atividade turística agradece. Com 20 mil habitantes, este destino fica 268 km de distância da Capital. Algumas atrações de Paranapanema ficam nos arredores, como a Represa Jurumirim, cerca de 60 quilômetros do centro. O local é perfeito para a prática de esportes náuticos como windsurf e jet-ski, além de oferecer excelentes pontos para a pesca. Esta represa é formada pelo represamento da Barragem de Jurumirim, no rio Paranapanema e banha dez municípios no centro-sul do estado. O nome Jurumirim vem do tupi e significa foz pequena e tem cerca de 100 quilômetros de comprimento e em alguns trechos ultrapassa três quilômetros de largura. Importante lembrar que um quinto de toda a área da Represa fica nesta cidade, propiciando diversas áreas com infraestrutura como: a Praia dos Holandeses, a Praia Branca, Enseada Azul e a Praia Fluvial Ilha do Sol. Local muito procurado na região, a Ilha do Sol, com uma praia de água doce, fica a sete km do centro e tem acesso livre para banhistas, pesqueiro, com rampa para embarcações, banheiros, campo de futebol e uma vista privilegiada para o pôr do sol. Outro atrativo é a Vila dos Pescadores instituída na década de 60, conhecida como Bairro da Ponte que está localizada às margens do rio Paranapanema com bons pontos de pesca e seu destaque é o tucunaré. Para atender a demanda turística, o Bairro da Ponte conta com ranchos flutuantes, pousadas e restaurantes para seus visitantes. Para todos os gostos. Bom saber que esta estância é formada pela sede e pelo distrito de Campos de Holambra formado por uma colônia holandesa, fundada em 1960 na Fazenda das Posses, cuja sede foi construída em 1904 e demolida em 2000. Porém, hoje há um museu que é a réplica da sede e a maior parte do material utilizado na construção era da original. Lá o turista tem a oportunidade de conhecer a produção de flores, frutas de clima temperado, banana, goiaba e diversos tipos de grãos.
 
Piraju vem se destacando como destino turístico e seu principal aliado nesta atividade é o rio Paranapanema que conta com 929 km de extensão, dos quais 90,6 km atravessam esta cidade que é uma Estância Turística desde julho de 2002. Bom destacar que o município oferece gastronomia diversificada e serviços de hospedagem, importantes itens que favorecem a vinda de turistas para a realização de roteiros locais que incluem Ecoturismo, Turismo de Aventura, Pesca, entre outros atrativos deste. Com 30 mil habitantes e distante 339 km da Capital, este destino é benéfico para os visitantes interessados em sair da rotina. Localizado no Sudoeste do estado de São Paulo, próximo à divisa com o Estado do Paraná, Piraju integra a Região Turística de Angra Paulista com mais 11 cidades. Como consequência do Rio Paranapanema, muitos atrativos são destaques: a Prainha, Camping Pedrinha, a Floresta Municipal das Corredeiras, Cachoeiras Piraju, Tirolesa das Corredeiras, Passeios de Boia Cross, Parque FECAPI, onde há a Trilha das Corredeiras, sendo uma passarela de madeira dando vistas à Garganta do Diabo. Destaca-se também o Parque das Águas, sendo um parque urbano com infraestrutura na orla do rio Paranapanema no centro da cidade. Trata-se de um local público para banhistas e com acessibilidade tornando-o ideal para desfrutar de suas águas cristalinas, com fonte de piso, sanitários, playground, trampolim, acesso ao rio, cadeiras anfíbias, redário e miniquiosques. Há também há atividades como passeios de caiaque e stand-up paddle (remo em pé). Bom conhecer a Antiga Estação da Ferroviária, que é um conjunto de edificações, dentro de uma área de mais de 30 mil metros, localizado no Distrito da Vila Tibiriçá do Paranapanema, de propriedade da municipalidade e tombado pelo Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural de Piraju. O local abrigou a Estação do ramal ferroviário, inaugurada em 1908 e desativada em 1966. O prédio principal foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, a maior expressão do setor na época. Já o Turismo Religioso fica com a Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião localizada na Praça Ataliba Leonel. Construída de 1933 a 1954, apresenta-se em estilo gótico e mantém exposta no altar a bela e mística imagem de São Sebastião.
 
O Município de Interesse Turístico, desde 2017, Santa Cruz do Rio Pardo está localizado no Centro Oeste Paulista, mostrando grande potencial turístico. Possui em sua lista de atrativos, o Parque Ecológico, que está às margens do Rio Pardo, com o objetivo de proteger os mananciais, preservar a fauna e a flora local e promover atividades de educação ambiental, atualmente o local está com as obras em andamento. O uso do Rio Pardo, também um de nossos atrativos, oferece para a população santa-cruzense e turistas há muitos anos, diversas formas de usufruir. Além da pesca, dos passeios de caiaque, passeios de barcos, é tradição fazer a descida do Rio de boia. Quem chega pela cidade através da rodovia SP-225 passa pelo Graal Estação Kafé que além do objetivo comercial, a inauguração objetivou também o resgate da história da ferrovia e do café. Uma das grandes atrações é a réplica da antiga estação da Sorocabana e uma locomotiva a vapor de 1907, que percorre um pequeno trecho para os visitantes. Tanto capricho rendeu o segundo lugar da categoria "Posto Temático" no 15º concurso "O Posto Mais Bonito do Brasil". Santa Cruz do Rio Pardo cidade de muita fé não poderíamos de citar a Gruta “Nossa Senhora das Graças” ou Gruta do Binão que foi construída em 1954 por um devoto de Nossa Senhora, Albino Trevisan, o “Binão” e reconstruída em 1963. Na gruta há uma mina onde muitas pessoas dizem ter água milagrosa e há uma sala acima da gruta (sala dos milagres) onde são guardadas fotos, muletas, de pessoas que se curaram.
 
Distante 361 km de São Paulo, o bucólico Município de Interesse Turístico (MIT) de Timburi é conhecido pelo Ecoturismo e Turismo de Aventura no sudoeste do estado. Com 2.500 habitantes, a cidade é repleta de atrativos naturais que confirmam seu potencial turístico. Os turistas desse destino encontram cachoeiras, locais para acampar e para caminhadas, voo livre, rafting, roteiros para cicloturismo, pontos de mirante como o Morro do Chapéu e do Trem, rios para a prática de pesca e esportes aquáticos e outras atrações que já chamaram até a atenção de pessoas de fora do Brasil. Timburi, a chamada “Janela do Poente”, surpreende e não é para menos. A Natureza é, de fato, é imperdível em Timburi, mas vai muito além a lista de atrativos locais para o turista que busca novidades. A culinária tradicional dessa região do estado é famosa como a tilápia à parmegiana, além da festa que ocorre todos os meses de agosto na cidade, a Fespinga, que há mais de 50 anos reúne expositores de aguardente, além de programar shows, rodeios e cavalgadas. Os praticantes do skate downhill têm espaço muito disputado para esse esporte radical nas descidas da ladeira de mais de dois km no caminho do camping do Redondo, seguindo para norte do perímetro urbano. O potencial turístico do MIT Timburi como destino de Ecoturismo é generoso. Cachoeiras como a Palmital, que tem mais de 60 metros de altura e três quedas d’água, fornecem muitas clicadas e passeios no meio da mata para os amantes de trilhas. Outros saltos da região são a Cachoeira do Noratinho, bem como a Cachoeira Gogó da Garça, que está localizada às margens do Paranapanema, cuja cenografia é deslumbrante e sempre há barcos que levam visitantes a essas cachoeiras. E o Turismo Religioso também é forte em Timburi, com destaque para a Igreja da Fazenda Domiciana. Trata-se de uma igreja histórica que está, totalmente, cheia de lendas. Localiza-se em ponto alto de uma colina rodeada de mata nativa, ribeirões e cachoeiras. Começou a ser construída no começo da década de 30 e um ponto obrigatório esta visita à pequena capela de Nossa Senhora. Também a Igreja Matriz Santa Cruz faz a sua parte, cuja construção ocorreu no início do século XX, em 1917, e foi conduzida pelo padre português Bento Gonçalves de Queiroz, e concluída em 1947, tornando-se uma imponente igreja de pedra, bem no centro da cidade.

Na fronteira com o Paraná, dez municípios paulistas são privilegiados pela Natureza, onde reina um dos rios menos poluídos do Estado de São Paulo, o Paranapanema. Trata-se da Região Turística Angra Doce, que abrange localidades como. Juntas, elas possuem uma população de 158,5 mil habitantes (pelo IBGE de 2020), e estão situadas a uma distância média de 356 km da Capital paulista. Em comum entre elas, a vastidão das águas, as prainhas e ilhas fluviais, as cachoeiras, a boa gastronomia à base de peixe e muitas outras atrações de ecoturismo e turismo de aventura que chamam a atenção de visitantes de todos os cantos.

(Texto da página em atualização).

Estância Turística

Piraju


Municípios de Interesse Turístico

Itaporanga
Santa Cruz do Rio Pardo
Timburi
 
Ações e Programas


https://www.youtube.com/watch?v=-0RAovdYSa4


Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite