Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.

10/03/2022
REGIÕES TURÍSTICAS
Conheça a Região Turística Bem Viver

Americana, Campinas, Elias Fausto, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré são as cidades que compõem a Região Turística Bem Viver

Maior cidade dessa Região Turística, Campinas alia os prazeres de uma cidade do interior com a comodidade de uma grande metrópole. Entre os atrativos naturais estão o Parque Taquaral, o Bosque dos Jequitibás e a Pedreira do Chapadão. A cidade possui diversos shoppings e museus, como o interessante Museu do Café, que conta a história do produto que modernizou todo o Estado de São Paulo.

Seja no Zoológico Municipal ou no Jardim Botânico, Americana se destaca como uma cidade tranquila e cheia de atividades ao ar livre. Aos interessados em turismo religioso, vale uma visita à Basílica de Sto. Antônio de Pádua, uma das basílicas mais ricas em esculturas e arte sacra do estado.

Conhecida como “Paraíso do Verde”, Nova Odessa possui uma média de 15 árvores para cada habitante, e mais de 30 metros quadrados de área verde para cada morador - o dobro do recomendado pela ONU. As áreas verdes são o grande destaque desse município, como por exemplo o Largo das Flores, jardim temático com 10 mil m² de área dedicada às plantas floríferas herbáceas. Outro destaque é o Parque Ecológico Isidoro Bordon, que recentemente conquistou o título de Zoológico Municipal concedido pelo IBAMA e é um dos principais pontos de lazer e turismo da região.

Famosa pelo turismo rural, Sumaré possui atrativos com o Paraíso das águas (ou Expo Águas Sumaré), parque que reúne atrações aquáticas para toda a família. Também se destacam o Horto Florestal, a Estação Ferroviária e a Represa Marcelo Pedroni, onde turistas se reúnem para banhos relaxantes. Sem contar que este município envolve um destacado Turismo de Negócios, por receber diariamente inúmeros profissionais ligados às empresas e multinacionais ali instaladas.

Já em Elias Fausto, o grande atrativo é o passado cafeeiro do município, que ainda preserva grande parte dos casarões dos barões do café, além de possuir muitas áreas verdes para lazer e prática de atividades esportivas. A famosa estação ferroviária local recebeu um novo nome, antes Monte Mor, em 1890, como uma homenagem ao então Diretor -Superintendente da Ituana, dr. Elias Fausto. Em 1976, o trem de passageiros foi suprimido  e por volta de 1990, os trilhos foram retirados. Hoje a antiga estação serve de sede para a Câmara Municipal de Elias Fausto.

Os parques são o grande atrativo de Santa Bárbara D´Oeste. O mais famoso deles é o recém-reformado Parque dos Ipês, que possui 7,2 hectares de área verde localizados bem no centro da cidade. Próximo a ele está o Parque Araçariguama, cujo grande destaque é uma lagoa de 12 mil m² e mais de 70 mil m² de área verde, com estrutura completa para piqueniques, banheiros e restaurantes no entorno. Destaque para o Teatro Municipal de Santa Bárbara, fundado em 1994, que leva o nome de um pioneiro do teatro no interior paulista, Manoel Lyra, dedicou sua vida a arte dramática e a difusão do teatro de forma apaixonada e incansável.

Monte Mor é um município muito procurado pelos amantes da pesca. Para tanto dispõe de vários pesqueiros que atraem turistas interessados nesta atividade. Pesqueiro Canaã, Pesqueiro Apaleomar, pesqueiro Vaca Loka, Parque Santa Rita Pesqueiro & Lazer e Pesqueiro Vale Verde são alguns desses atrativos bem procurados. O Parquinho do Imperial é também local de muito interesse e fica ao lado do Ginásio Poliesportivo Durval Gonçalves, no bairro Parque Imperial, com diversos equipamentos para todas as idades e próximo ao Parquinho, há Pista de Skate e Quadra Poliesportiva.

Ações e Programas

Rotas Gastronômicas