Santos - São Paulo - Brasil, 05 de maio de 2024.

25/09/2023
Sabor de SP: conhecimento, degustação, capacitações e conexão entre produtores e restaurantes marcaram evento em Araçatuba
Com a presença de cerca de 900 pessoas, programa estimulou o turismo gastronômico dos municípios que integram as Regiões Turísticas Pantanal Paulista e Tietê Vivo

Graças à proximidade a dois dos maiores rios brasileiros, o Paraná e o Tietê, a região do Pantanal Paulista e do Tietê Vivo (Noroeste Paulista), uma das 10 Rotas Gastronômicas do Estado de São Paulo, reúne o melhor das culinárias campestre e ribeirinha. Fazem parte da cozinha local tanto receitas diversas elaboradas com peixes comumente encontrados ali quanto preparos bem interioranos, como o torresmo, os queijos e as geleias.

Cerca de 900 pessoas passaram pelas dependências do Senac de Araçatuba para participar de workshops, palestras e aula-show na sexta (22/9). E, no sábado (23/9), a população de Araçatuba e arredores pôde provar de toda essa riqueza no Festival Gastronômico Sabor de SP, aberto ao público. Foram 15 estandes, entre produtores de alimentos e bebidas e restaurantes, todos oferecendo o que fazem de melhor. Além dos comes e bebes, os visitantes também poderão assistir a duas apresentações musicais.

Frente a este promissor cenário, Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), explicou que o programa tem a missão de divulgar a diversidade gastronômica paulista, realçando a autenticidade, a cultura e a história da culinária do Estado. “Ao todo, serão dez semanas de evento até 2024, percorrendo cada uma das rotas gastronômicas reconhecidas pelo Estado e que aquecerão a economia de 28 Regiões Turísticas”, informou Lucena.

As técnicas da Setur-SP, Christine Fuchs e Karina Cunha, responsáveis pelo programa, que tem a parceria do Mundo Mesa e Senac, foram enfáticas ao afirmar que o objetivo da ação é propiciar uma maior ligação entre produtores e restaurantes, como também capacitá-los para um crescimento profissional. “Buscamos, acima de tudo, promovê-los e fomentar o Turismo Gastronômico das cidades que possibilita a geração de emprego e renda”, acentuou Christine.

Em meio aos produtores que estiveram presentes fazendo a comercialização e divulgação de seus produtos, Lucimara Souza Santos, há 10 anos proprietária do restaurante Pesqueiro SanMurai localizado dentro um assentamento da região, no município de Murutinga do Sul disse que os produtos são todos oriundos da agricultura familiar.  “Fazemos uma gastronomia para homenagear os peixes do Rio Tietê como Tucunaré, Pintado, Tambaqui e Traíra. Usamos couve e tomates orgânicos, farinha integral, entre outros”. Ela afirmou que é uma honra integrar o Festival Sabor de SP e vender sua culinária como a famosa carne de jaca, além dos pescados. “Sou a única Chefe de Cozinha oriunda de um assentamento. Posso dizer que sou uma vencedora”, concluiu.

Do município de Monções, Miriam Keila Borges Andrade Fabrício esteve exultante no Festival vendendo ingredientes do seu Café Rural, com mais de 40 produtos entre doces e salgados, no sítio da Vó Chica, empreendimento que, segundo ela, vem se consolidando. “Temos orgulho em participar do Sabor de SP e divulgar nosso sítio que tem até uma fazendinha para as crianças. Além do café, servimos almoço e música, e assim mantemos a tradição de família junta para uma refeição e também com amigos. Aqui vendemos geleias, queijos, tapiocas, café e suco, tudo produzido no sítio da Vó Chica”, complementou Miriam.

O Sabor de SP é um programa do Governo do Estado de São Paulo, criado pela Setur-SP, de valorização da gastronomia paulista e tem apoio de instituições como Senac, Sebrae, Faesp, Senar, Aprecesp, Amitesp, prefeituras locais, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fundo Social do Estado de São Paulo.