Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.

21/11/2023
Distrito Turístico Serra Azul avança na criação de uma Associação e lança selo para fortalecer identidade da região

Associação e nova marca reforçam ação conjunta do Distrito Turístico Serra Azul (DTSA) com o compromisso de oferecer o melhor do turismo e da hospitalidade a menos de 70 Km da capital

A Câmara Municipal de Vinhedo aprovou na última semana um Projeto de Lei que autoriza o ingresso de Vinhedo na Associação de Apoio ao Distrito Turístico Serra Azul, com o objetivo de dar personalidade jurídica ao seu Conselho Gestor. Com representantes da sociedade civil e a participação dos demais municípios que integram o distrito, a Associação terá um orçamento próprio para fortalecer a implementação do DTSA.

Vinhedo é o primeiro município a aderir à associação. Em Itupeva, o PL já está em tramitação, enquanto, em Louveira, está havendo um remanejamento de recursos antes de encaminhar o PL. Além disso, o Comitê de Comunicação do DTSA lançou um selo para fortalecer o conjunto de empreendimentos dos municípios que o integram (Itupeva, Vinhedo, Jundiaí e Louveira).

O novo selo servirá como marco distintivo nas campanhas publicitárias dos empreendimentos da região. Também será usado nas comunicações oficiais das prefeituras locais, para criar uma identidade visual unificada. “A criação da Associação e a implementação do selo reforçam a imagem do Distrito e destacam a vocação para atrair novos investimentos, aumentar o fluxo turístico e impulsionar ainda mais a economia local”, disse o secretário Roberto de Lucena, de Turismo e Viagens de SP.

Dados do DT Serra Azul

Formado pelos municípios de Itupeva, Jundiaí, Louveira e Vinhedo, o distrito turístico de Serra Azul inclui um complexo de parques temáticos e centros de compras. A região deve receber R$ 1,8 bilhão da iniciativa privada até 2026 e gerar 7,4 mil novos empregos nos próximos cinco anos. Os distritos garantem a articulação entre o setor público e investidores privados para fomentar novos empreendimentos, com segurança jurídica e preservação ambiental.

O Distrito Serra Azul foi criado em novembro de 2021 e está localizado a 70 quilômetros da capital paulista, que concentra o maior polo emissor de turistas do estado. Os quatro municípios recebem 10 milhões de visitantes por ano e suas principais atrações são os parques Hopi Hari e Wet’n Wild, que também contam com dois centros de eventos e convenções. A região ainda é sede do Outlet Premium, considerado o maior espaço multimarcas do Brasil, do CYAN Resort, do espaço de eventos Fazenda Blue Valley e do shopping SerrAzul Plaza, construído em uma área suspensa de 5,6 mil m² sobre a Rodovia dos Bandeirantes.