Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.
 
 
07/12/2023
NOTÍCIAS
Marinha é parceira do Plano de Turismo Náutico de São Paulo
Programa foi tema de reunião no comando do 8° Distrito Naval 
 
O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), Roberto de Lucena, se reuniu, nesta quinta (7), com o almirante Trovão, comandante do 8° Distrito Naval, para discutir as propostas do Plano de Turismo Náutico do estado, na sede do Comando. Na ocasião, ficou acertada a assinatura de um Protocolo de Intenções para formalizar a parceria entre o 8° Distrito Naval e a Setur-SP. O Plano Estadual de Turismo Náutico está sendo elaborado juntamente com o Fórum Náutico Paulista e outros atores. Também foi aberta uma consulta pública à população sobre o tema.
 
A Setur-SP mapeou o potencial de 120 municípios paulistas e segue um Programa de Turismo Náutico indutor de investimentos, com o objetivo de estruturar e fomentar o fluxo de visitantes a partir da qualificação da atividade náutica. SP tem 630 Km de costa marítima, cerca de 4.200 Km de rios navegáveis e mais de 50 reservatórios (lagos e represas).
 
Ainda este mês, pelo menos três dos 13 municípios beneficiados (Avaré, Fartura, Pederneiras, Piraju, Sales, Timburi, Araçatuba, Mira Estrela, Pereira Barreto, Presidente Epitácio, Rosana, Rubineia e Três Fronteiras) pelo programa náutico devem receber estruturas náuticas com recursos do estado.
 
Roberto de Lucena detalhou ao almirante o projeto de implantação de rampas e píeres dos 13 municípios. As obras públicas já passaram pelas normas técnicas e os trâmites militares. “A parceria com a Marinha é fundamental nesta fase de construção do plano, e, claro, para a execução das ações. Apoio importante tanto do ponto de vista técnico, quanto institucional”, garantiu o secretário.” Também participaram da reunião o comandante Pereira, da Gestão Operacional; o comandante Ciola, de Relações Institucionais; e o analista Invest/Setur-SP, Luis Sobrinho.
 
O turismo náutico cresceu no Brasil e no mundo nos últimos anos, especialmente durante a pandemia. A procura por ambientes abertos e pelo contato com a natureza levaram os turistas a fazerem a locação de barcos, lanchas e motos aquáticas, de acordo com dados da Associação Brasileira de Construtores de Barcos e Implementos (ACOBAR), com crescimento de 10% ao ano entre 2021 e 2022.


Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite