Santos - São Paulo - Brasil, 07 de maio de 2024.

MUNICÍPIOS TURÍSTICO
Conheça o Município Turístico de São José do Rio Preto
Sede da Região Metropolitana do Noroeste Paulista, o Município de Interesse Turístico - MIT de São José do Rio Preto, distante 442 km da Capital e com 480.439 habitantes, é importante entroncamento rodoviário, cortada pelas rodovias Transbrasiliana (BR-153), Washington Luís e Assis Chateaubriand.

Este destino estimula a cultura, com destaque para o FIT (Festival Internacional de Teatro), festivais de MPB e de Viola Caipira, e o Prêmio Nelson Seixas, de incentivo aos artistas locais. É uma cidade reconhecida por sua excelência nas áreas da saúde e medicina. No entanto, ela não se destaca apenas por isso. Trata-se de um local dinâmico, com economia forte, vida cultural pulsante, atrativos turísticos e uma qualidade de vida que fazem dela um lugar especial para se viver ou visitar. A Expo Rio Preto – a maior exposição pecuária do Estado de São Paulo - remodelada e apostando na valorização das raças, por exemplo, é hoje uma das mais importantes do Brasil.

Destaque para o Parque da Represa Municipal que é o mais importante parque urbano de São José do Rio Preto, sendo considerado um cartão-postal da cidade. A represa do parque é responsável pelo abastecimento de 20% a 25% da água que chega aos moradores do município, após tratamento no Palácio das Águas. O local conta com uma pista de caminhada com 2,7 mil metros lineares, equipamentos de ginástica e musculação e quiosques destinados ao lazer da população.

Já o Zoológico Municipal é um dos espaços públicos mais visitados da cidade, com cerca de 200 mil visitantes por ano. O complexo é cercado por mata nativa e chama a atenção do público de todas as idades. Com mais de 306 animais e cerca de 83 espécies diferentes, o Zoológico ainda abriga uma clínica especializada em animais silvestres e um Centro de Educação Ambiental. Fundado em 1973, é um verdadeiro santuário de animais aberto ao público e os visitantes podem ver de perto espécies como tigre, leão, onça-pintada, macaco-aranha, lobo-guará, pavão, hipopótamo e muito mais.

Pelo Turismo Religioso, a Basílica Nossa Senhora Conceição Aparecida, construída em homenagem à Padroeira do Brasil recebe devotos durante o ano todo e está localizada na Praça Dom Lafayette Libânio. Por sua vez o Parque Ecológico deste MIT é uma área verde extensa, ideal para quem gosta de contato com a natureza. O local oferece trilhas para caminhadas, áreas para piquenique, playgrounds e lagos. É um ótimo lugar para relaxar e aproveitar o ar livre.

A cidade possui várias características diferentes e os seus bairros refletem muito isso. Entre os bairros mais conhecidos estão o Centro, que concentra o comércio e serviços da cidade, o Redentora, considerado uma área nobre com diversas opções de lazer, e o Boa Vista, que conta com uma grande variedade de restaurantes e lojas.