Santos - São Paulo - Brasil, 07 de maio de 2024.

26/04/2024
Agrishow: Turismo aposta em produtores rurais das rotas gastronômicas para promover a culinária regional paulista
Entre os destaques da feira, 23 profissionais que integram as rotas gastronômicas do Estado, um mapa com os principais destinos rurais e a primeira assistente virtual de SP

A maior feira de tecnologia agrícola do Brasil, a Agrishow, conta este ano com a presença inédita da primeira assistente virtual inteligente do turismo de SP, a LIA, que ajuda os visitantes a decidir o seu próximo destino de viagem. A Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP) também lança o Mapa de Turismo Rural do Estado e apresenta ao público a possibilidade de degustar queijos, doces, cafés, entre outras iguarias, de 23 produtores que integram a rica culinária regional das dez rotas gastronômicas do Estado de SP.  Além disso, a Setur-SP transfere seu gabinete, durante toda a semana, para a Agrishow para atender prefeitos e representantes dos municípios da região.

As novidades estarão expostas no Pavilhão de Artesanais e Agroturismo, em um espaço de 1.600 m², uma parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP. Uma das salas será dedicada ao crédito turístico, iniciativa do programa Creditur SP, com R$ 4 bilhões em linhas especiais para o setor. No espaço da Setur-SP ainda será possível ter acesso a uma cartilha com orientações de turismo rural e gastronômico e, no auditório, será exibido em telão um vídeo promocional sobre os produtores paulistas do Programa Sabor de SP, o mais completo programa de valorização da culinária regional do país.

Durante o período da feira, uma carreta posicionada ao lado do pavilhão, atende presencialmente demandas das prefeituras locais. “É uma grande oportunidade de mostrar a força do turismo rural para o Estado de SP, um segmento que cresce cerca de 30% ao ano e leva desenvolvimento sustentável para o interior”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP. De acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), a feira deve gerar uma movimentação financeira de R$ 621 milhões na região de Ribeirão Preto, e atrair mais de 200 mil visitantes.

Os destinos rurais estão entre os mais procurados pelos viajantes em São Paulo e no Brasil, segundo o Sebrae. O Estado tem mais de 1,2 mil propriedades rurais cadastradas para visitação. Entre elas, representantes da Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista (https://www.turismo.sp.gov.br/guia-do-queijo), que oferece experiências abertas ao público, como a visita a processos de produção artesanal e caves, ordenha e maturação de queijos, piqueniques, cafés coloniais, almoços com sabores típicos regionais.

Quem visita a Agrishow poderá experimentar, todos os dias, pratos típicos de restaurantes que integram as rotas gastronômicas de SP. Entre eles, a costela na manteiga com purê de mandioca, do Sítio Coloninha I, localizado município de São Pedro; uma moqueca de palmito, do Manjuba & CIA, de Ilha Comprida, no Vale do Ribeira; uma paella vegana, do Mirabile Restaurante, localizado em Mococa, leste paulista; e uma moqueca de pintado, do Pesqueiro SanMurai, de Murutinga do Sul, noroeste do Estado.

Com grande apelo rural, cultural e gastronômico, Ribeirão Preto é a maior cidade da região turística Raízes do Campo e fica próxima de municípios muito visitados, como Brodowsky, berço do pintor modernista Portinari; Mococa, que preserva a arquitetura do ciclo do café; e Guariba, famosa pela tradição caipira das cavalgadas.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888