São Bernardo do Campo, localizada no Grande ABC, região metropolitana de São Paulo, encontrou no Turismo Industrial uma identidade do setor para sua cidade conhecida até então pela vocação industrial e de negócios.
Atualmente 14 empresas integram este programa que está implantado desde agosto de 2013 e que consiste em uma visita monitorada, oportunidade em que os empreendedores abrem suas portas para receber grupos de pessoas interessadas em conhecer a estrutura das unidades produtivas e a forma de produzir a tecnologia empregada.
Este cenário que vem crescendo em favor da atividade turística, foi apresentado ao secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Laércio Benko, na manhã desta sexta-feira (9), em uma das empresas integrantes deste programa, a Masipack, líder no segmento de máquinas para embalar na América Latina. "Este novo conceito do setor chega para fomentar a sucessão inesgotável de atrativos que fazem parte da vitrine paulista da atividade turística", observou Benko.
De acordo com o diretor do departamento de Turismo e Eventos de São Bernardo do Campo, Fernando Bonísio, “o fundamental do Turismo Industrial é ter bons produtos, processos bem definidos, uma história para contar e souvenires para comercializar”. A demanda para este tipo de turismo é composta por grupos de estudantes técnicos e universitários, empresários, idosos e pessoas interessadas nas tecnologias apresentadas.
por Maristela Bignardi