Terra de Portinari, Brodowski agora é MIT

Compartilhe!

2 curtiram


Localizada na região nordeste do Estado de São Paulo, a cidade de Brodowski, berço do grande pintor Cândido Portinari, tem sua história profundamente ligada aos projetos de expansão da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, no final do século XIX. Cortando as terras da Fazenda Belo Monte, entre Jardinópolis e Batatais, a estação “Engenheiro Brodowski” – mais tarde apenas “Brodowski” – foi inaugurada em setembro de 1894. O nome é uma homenagem ao engenheiro polonês Alexandre Brodowski, responsável pelo encaminhamento do pedido, juntamente com outros fazendeiros da região, à Cia. Mogiana, pela construção da estação.
Esta cidade de 23.780 habitantes que fica a 338 quilômetros da Capital, agora é Município de Interesse Turístico - MIT, condição que lhe permite alavancar a atividade turística pelo desenvolvimento da infraestrutura local. Atualmente recebe cerca de 48 mil turistas por ano. Conhecida como a “Terra do Abacaxi”, hoje já não mais produz os ricos frutos que estampam sua bandeira, porém, conserva a memória de ser o berço do maior pintor brasileiro – Candido Portinari, homem de fortes pincéis denunciantes, que ao mundo apresentou sua terra, seu país.
Rica em Turismo Cultural possui atrativos de grande relevância tais como:
·        Museu Casa de Portinari: antiga residência de Cândido Portinari, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari representa a forte ligação do artista com sua terra natal, origens e laços familiares. É o local onde ele realizou suas experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos.
·        Capela de Santo Antônio: localizada na Praça Cândido Portinari, foi a primeira igreja matriz do município. A Capela abriga em seu interior a pintura a óleo sobre a tela Santo Antônio carregando o Menino Jesus nos braços, feita pelo grande artista.  Segundo familiares, a obra foi feita pelo pintor para pagar uma promessa feita pelo restabelecimento da saúde de seu filho, João Cândido. Como condição da doação da tela, Portinari pediu que ela jamais fosse tirada da capela.
·        Capela da Nona: Portinari mandou construir, em 1940, uma capela ao lado da casa da avó Pelegrina, que por conta da idade e problemas de saúde não conseguia se locomover até a igreja para orar. Nas paredes estão os santos prediletos da avó, retratados pelo artista com a fisionomia de amigos e parentes.
·        Praça dos Expedicionários / Igreja Matriz “Nossa Senhora Aparecida”: na Praça dos Expedicionários, onde se encontra a Igreja Matriz, ergueu-se o monumento de granito em homenagem à Santa Padroeira da cidade, Nossa Senhora Aparecida. Dois obeliscos foram erguidos em praça pública, para assinalar a participação de filhos de Brodowski, em campanhas militares.
·        Antiga Estação Ferroviária: a estação "Engenheiro Brodowski" datada de 1894 foi construída antes da primeira capela, onde teve inicio todo o processo da cidade. É ao lado dela que foi instalado o terminal rodoviário "Primo Baggio". Na estação encontra-se a exposição “A Estação Brodowski, Patrimônio Histórico”, resgatando a memória ferroviária do interior paulista.
·        Praça das Artes: local em que o visitante pode conferir obras do artista Adélio Sarro, cujas esculturas homenageiam Portinari, os Imigrantes, o café e as ferrovias.
·        Seminário Maria Imaculada: tendo sua pedra fundamental lançada em dezembro de 1952, por iniciativa do Bispo dezembro de 1961. Com área construída de 16 mil metros quadrados, o Seminário ocupa uma pequena área do amplo terreno inicial de 44 alqueires da antiga Fazenda da Prata.
·        Caminhos de Portinari: trata-se de uma forma de conectar as paisagens da cidade de Brodowski, como território da memória do artista Cândido Portinari e da comunidade, que ampliarão a compreensão das lembranças de seu passado como temas recorrentes e referenciais na sua obra, possibilitando conhecer as verdades simples e os grandes sentimentos vinculados à forte presença da terra natal na vida do pintor, seu lugar de refúgio e inspiração, fortalecimento e ligação com as raízes e as origens. Locais Percorridos: Museu Casa de Portinari, Praça Cândido Portinari, Capela de Santo Antônio, Coreto “Lauro J. Almeida Pinto”, Antiga Estação Ferroviária e Bebedouro Público de Animais.
·        Rota da Arte: novo roteiro turístico do Estado de SP criado pelo Circuito Turístico da Alta Mogiana que contempla quatro municípios e concentra obras de artistas com reconhecimento nacional e internacional através do turismo cultural são eles: Cândido Portinari (Brodowski e Batatais), Bassano Vaccarini (Altinópolis), Marcelo Grassmann (São Simão) e Santos Dumont (Dumont).
 
 
                                                     Por Maristela Bignardi