História e natureza revelam a aconchegante Guararema

Compartilhe!

1 curtiu


 
Situada entre o Alto Tietê e o Vale do Paraíba, numa distância de 80 quilômetros da capital, a cidade de Guararema, com 25 mil habitantes, é mais um destaque do Turismo Paulista. Com uma diversidade em atrativos naturais e histórico, Guararema, recebeu, recentemente, o título de MIT (Município de Interesse Turístico).

Para quem deseja curtir um descanso e apreciar a natureza, Guararema possui  Mata Atlântica em boa parte do seu território; o Rio Paraíba do Sul que corta a cidade; Pau d’Alho, área de lazer, onde fica a árvore que dá nome à cidade e é o cartão postal; Ilha Grande, localizada na região central no meio do Rio Paraíba do Sul, é uma Área de Preservação Permanente (APP), e o Parque Municipal da Pedra Montada, um dos locais mais visitados da cidade, onde naturalmente, uma enorme pedra fica uma em cima de outra, além, de muitas espécies de plantas nativas e animais silvestres que, com freqüência, são avistados pelos cidadãos e visitantes, como por exemplo, os tucanos-toco, maritacas, trinca-ferro, capivaras, macacos-prego, gaviões-caboclo e várias espécies da mata nativa.


Aliado às belezas naturais do novo MIT, esse destino destaca-se também pelos atrativos culturais como a Igreja Nossa Senhora da Escada de 1652, tombada pelo IPHAN; Igreja Nossa Senhora d’Ajuda de 1682, tombada pelo CONDEPHAAT; Patrimônio Histórico Ferroviário, que contempla as duas Estações (Luís Carlos e Guararema), Estrada de Ferro Central do Brasil, Pontilhão de 1910 e Casas Históricas do entorno da Estação Luís Carlos, e não poderia faltar o famoso Passeio Turístico Cultural de Maria Fumaça, com a Locomotiva 353, conhecida como “Velha Senhora” a maior a vapor em operação no Brasil.


Com o slogan de “Visite, conheça e ame”, Guararema tem o jeito e a tranquilidade do interior e ao mesmo tempo próximo a grande metrópole como São Paulo.  Vale lembrar que a cidade já está com decoração natalina sustentável, feita com garrafas PET e chega à oitava edição com cinco milhões de garrafas retiradas do meio ambiente. Neste ano a cidade tem mais de 20 pontos decorados que permanecem com os enfeites até o dia 7 de janeiro. Visite e confira. 
 

                                 Por Leonardo Costa

Álbum de Fotos