Tatuí, um MIT com vocação cultural

Compartilhe!

Curtir


Conhecida internacionalmente pela sua vocação cultural, a cidade de Tatuí, distante 130 quilômetros da Capital, foi uma das primeiras cidades a ser reconhecida como Município de Interesse Turístico – MIT, hoje com cerca de 118 mil habitantes recebe mais de 55 mil turistas por ano.

A cidade abriga o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos – o Conservatório de Tatuí, como é conhecido nacionalmente – que representa uma das mais bem sucedidas ações no setor cultural no Estado de São Paulo. Com mais de 60 anos de formação e difusão cultural, trata-se de uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina que cumpre a missão de formar instrumentistas, cantores, atores e luthiers de prestígio internacional. Seus 51 cursos distintos, todos gratuitos, têm duração média de seis anos, sendo que seus alunos são, invariavelmente, destaques em concursos nacionais e internacionais.


Tatuí tem o título de Cidade Ternura, graças à receptividade de seus moradores. Entre seus atrativos, destaque na gastronomia pelos famosos doces caseiros entre eles o ABC (Abóbora, Batata Doce e Cidra) e a realização da Feira do Doce realizada nos mês de julho, onde são comercializados mais de 250 tipos de doces, divididos em alas temáticas, tais como: doces finos, doces tradicionais e artesanais, doces de festa e sobremesas, churros, crepes e pastéis; produtos de milho, bolos e tortas, chocolates, bebidas e brigadeiros gourmet.


As atrações turísticas e culturais de Tatuí continuam: Museu Histórico Paulo Setúbal com um design interno totalmente moderno e interativo;  Aeroclube de Tatuí considerado um dos maiores aeroclubes de voo à vela do país em número de aeronaves; Igreja da Matriz; Parque Ecológico Municipal Maria Tuca;  Sítio do Carroção, um acampamento para crianças divulgado pela  Discovery Channel – Travel & Living que o elegeu como o melhor da América Latina.
    


Por Maristela Bignardi

Álbum de Fotos