Ecoturismo de Tapiraí, o novo MIT

Integrando o time de Município de Interesse Turístico, Tapiraí tem a gastronomia e o ecoturismo como principais atrativos.

Compartilhe!

Curtir
Integrando o time de Município de Interesse Turístico, Tapiraí tem a gastronomia e o ecoturismo como principais atrativos.


Com um território de 80% de Mata Atlântica, Tapiraí a 130 km de São Paulo, é um refúgio ecológico com ótima gastronomia, trilhas, cachoeira, riacho e muito verde. Repleto de pássaros e armazéns artesanais com quitutes e artes, a cidade entrou, recentemente, para o time dos Municípios de Interesse Turístico, MIT.
O ecoturismo é o principal atrativo de Tapiraí com destaque para a cachoeira do Chá com uma queda de 30 metros de altura e a cachoeira do Limoeiro onde possui uma pequena trilha com direito a uma ponte suspensa. Lá, o turista encontra a cascata que desemboca em uma piscina de água cristalina, um ótimo passeio para familiares com crianças, pois há uma facilidade do acesso que  que encantam os turistas que visitam a região, ideal para quem deseja fugir das altas temperaturas e passar um dia em meio à natureza.
Outro importante atrativo da cidade é a Festa do Gengibre. Trata-se de uma festa regional com ênfase na produção agroindustrial de toda a região de Tapiraí. Na festa os visitantes encontram derivados de gengibre como chás, balas, licor, molhos e diversos produtos.  A raiz do gengibre predomina em todas as receitas, e vale à pena provar o tradicional frango com gengibre acompanhado de farofa de banana. No evento que ocorre no mês de julho é possível comprar e provar delícias da roça que são produzidas pelos próprios produtores locais.
Há também a existência de uma comunidade cabocla chamada Ribeirão da Anta que possui passeios incríveis como a visita a moenda de farinha e às cachoeiras. No centro da cidade podemos também observar a Casa do Artesão, onde os turistas poderão adquirir artesanatos locais. A Casa expõe e comercializa os trabalhos dos artistas da cidade.
Outra curiosidade da cidade e que contribui para atrair visitantes, é o Sino da Paz. No mundo existem apenas dois Sinos da Paz homologados oficialmente pela cidade de Hiroshima: o primeiro em Hiroshima, e o segundo está no Santuário Ecológico do Budismo Primordial, em Tapiraí. O Sino da Paz do Santuário mede 1,70 de altura e pesa uma tonelada. Foi fundido no Japão em maio de 2014 em meio à cerimônia de consagração pela prece maior da Paz Mundial e Iluminação de todos os seres.
Com diversas opções de hospedagem, Tapiraí conta com 15 estabelecimentos em ambientes urbanos e rurais. Há opção inclusive para passar uns dias literalmente hospedados no meio do mato, com todo conforto de um hotel cinco estrelas, na companhia da flora e fauna local.

Por Leonardo Costa