Referência nacional em paleontologia, Monte Alto agora é MIT

Compartilhe!

2 curtiram
 
Com a descoberta de fósseis em ampla área nos arredores da cidade de Monte Alto, a partir da década de 1980, a cidade passou a ser uma das que mais sistematizaram a busca por vestígios pré-históricos na região. Por isso o Museu de Paleontologia e o Museu de Arqueologia são importantes atrativos para este destino distante 350 quilômetros da Capital que, agora, passou a ser MIT- Município de Interesse Turístico.

Sua população envolve cerca de 50 mil habitantes e é considerada a cidade-berço e a primeira cidade-sede dos Jogos Abertos do Interior, a maior competição esportiva amadora da América Latina realizada pelo Governo do Estado de São Paulo.  Daí a homenagem ao Ginásio de Esportes local que leva o nome do criador da competição: Baby Barioni. 

E o turista que visitar Monte Alto, além de museus e do esporte, terá também um cenário peculiar com serras, cachoeiras e trilhas, totalizando mais de 20 quedas d’água, 50 quilômetros de chapadas de altos, paredões formando vales e morros, popularmente chamados de serras. As Serras Dona Ana e a Serra do Barreiro, por exemplo, possuem matas nativas que apresentam várias árvores de grande porte, destacando-se os Ipês roxos, amarelos e brancos, Perobas, Aroeiras, Jequitibás e Angicos. Vários animais, como Macacos, Tamanduás, Gatos do mato e Quatis.

Tem mais: o turismo religioso é de significativo destaque neste MIT como o Mausoléu da Menina Izildinha e o Santuário da Virgem Montesina. A Menina Izildinha, chamada de “Anjo do Senhor”, é símbolo da fé do povo de Monte Alto. Seu nome verdadeiro era Maria Izilda de Castro Ribeiro. Ela nasceu em Póvoa de Lanhoso, Guimarães – Portugal, e faleceu em 1911 antes de completar 14 anos. Em 1950, seu irmão, Castro Ribeiro, industrial em Monte Alto, decidiu trasladar o corpo para o Brasil. E assim, 39 anos após sua morte, quando foi feita a exumação do cadáver para vir ao Brasil, esperava-se encontrar apenas cinzas, mas encontrou-se o corpo em perfeito estado, assim como as suas vestes e as flores que enfeitavam a urna funerária da menina. Logo, ganhou a fama de ser santa.

Por sua vez, o Santuário da Virgem Montesina está localizado no Distrito de Aparecida de Monte Alto, cerca de 20 quilômetros do centro da cidade. Teve a pedra fundamental colocada em 1925, suas obras iniciadas em 1929 e concluída em 1952 e devido ao fortalecimento da tradição e aumento do número de romeiros, está sendo ampliada em estilo Gótico. Trata-se da única devoção à Virgem Maria, no mundo, com esse título. Tanto o Mausoléu quanto o Santuário recebem milhares de peregrinos todos os anos. 
 
 
 

Álbum de Fotos