A força de São Paulo na WTM 2018

Compartilhe!

2 curtiram
 
Representando o governador Geraldo Alckmin, o secretário estadual de Turismo Fabricio Cobra participou na manhã de hoje (3/4) da abertura da WTM (World Travel Market) Latin America, na Capital, ressaltando a força e o tamanho da atividade turística em solo paulista.
“Nossas políticas públicas em favor do setor estão dinamizando cada vez mais o turismo pelo nosso Estado. Além das 70 estâncias, a criação de 140 vagas para os Municípios de Interesse Turístico – MIT- propiciaram uma mudança de visão em São Paulo, uma vez que as cidades do interior estão em uma corrida pelo turismo em busca desta titulação”, afirmou o secretário. E continuou: “apostamos em políticas mais modernas com foco no Turismo, responsável pela geração de empregos pelo desenvolvimento social”.

Após a abertura, o estande da Secretaria de Turismo foi palco do lançamento do livro “Estância e Municípios de Interesse Turístico”, organizado por Paulo Roberto Galvão. Como um dos autores dos prefácios desta obra, o secretário Cobra destacou que “o turismo como objeto de estudo é uma categoria demasiadamente complexa, pois incorpora as 38 vertentes econômicas e também se relaciona com diversos temas de ecologia, sustentabilidade e infraestrutura. A magnitude da importância econômica da atividade turística cresce à medida que também cresce o material legislativo que o coordena e o regulamenta”.
Vale ressaltar que, juntas, as secretarias estaduais de Turismo e de Desenvolvimento Econômico estão participando da WTM, feira de turismo internacional para três dias de networking, negociações e descoberta de novos produtos e destinos. Um estande de 170 metros quadrados reunindo as duas secretarias impulsionam a divulgação do turismo paulista e opções de negócios. Realizada dos dias 3 a 5 de abril deve reunir cerca de 10 mil profissionais do setor, com mais de 600 expositores.

Para o secretário Fabricio Cobra, “esse ano temos um número recorde de circuitos, entidades e regiões turísticas confirmadas, num total de 44 e assim apontamos um aumento de, em média, 30% em relação aos anos e feiras anteriores”.
Eis os participantes do estande paulista: SETUR-Secretaria de Turismo; SDECTI-Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; SMA-Secretaria de Meio Ambiente; Fundação Florestal;  SPCVB; SPTuris; Aprecesp; Roteiro dos Bandeirantes; Costa da Mata Atlântica (Peruíbe, Guarujá, CMCVB); Região Turística Mantiqueira Paulista; Campos do Jordão e Região CVB; Região Turística da Fé; Santuário Nacional de Aparecida; Região Metropolitana de Campinas; Região das Águas Paulista; Circuito Quilombola Paulista; História e Aventuras; Altos de Paranapiacaba; Rota das Cavernas; Lagamar; Caminhos da Mata Atlântica; Circ. Turístico dos Cânions; Rios do Vale; Rota da Liberdade; Parques Temáticos; Polo Cuesta; Circuito Taypa de Pilão; Circuito das Frutas; Circuito entre Serras e Águas; Circuito das Nascentes; Rota Dória e ABCTUR; Águas Sertanejas; Caminhos da Corte; Mananciais, Aventura e Arte; Negócios e Cultura; Raízes do Interior Paulista; Trilhos e trilhas da Baixa Mogiana; Encantos Vale do Paranapanema; Circuito Águas, Cultura e Negócios; Circuito Oeste Rios; Verde Sudoeste Paulista; FC&VB-SP e Serra do Itaqueri.

Também no estande paulista há uma exposição de produtos artesanais da Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades, integrada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico). Artistas, em tempo real, vão realizar uma oficina de suas artes. Entre as atrações, São Paulo conta com a apresentação da Banda Municipal Maestro Ladislau de Matos de São Sebastião.  Com rico repertório, relembra a tradição de bandas de coreto e teve início na década de 20.
Em tempo: é possível fazer degustação de produtos típicos das cidades paulistas. O visitante pode experimentar o café gourmet de Espírito Santo do Pinhal e degustar um dos ícones da gastronomia paulista, o sanduíche de mortadela, além de sucos de uva, vinhos, cachaças, chocolates da região de São Roque, Itu, Santana de Parnaíba, entre outros municípios.
         
Durante o evento, a Secretaria estadual de Turismo faz a divulgação da Rota Bandeirante, do Programa Caminha SP que será lançada ainda neste mês de abril.  E um estúdio fotográfico está à disposição dos visitantes que podem tirar uma foto gratuita escolhendo uma das opções de cenários do turismo paulista.
         
A WTM acontece de 3 a 5 de abril de 2018 (terça, quarta e quinta-feira).
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, Capital
 
Dias 3 e 4, o evento acontece das 12 às 20horas. No dia 5, das 12 às 18 horas.

Por Maristela Bignardi
 
 

Álbum de Fotos