Três MITs da região de Araçatuba certificados pelo governador França

Compartilhe!

1 curtiu
As cidades de Barbosa, Itapura e Sud Mennucci da região de Araçatuba, agora MITs - Municípios de Interesse Turístico, foram certificados pelo governador Márcio França. A cerimônia aconteceu na manhã desta segunda-feira (14/5) nas dependências da Santa Casa de Araçatuba. 
 
“Estes municípios agora terão à disposição cerca de 600 mil reais anuais para obras de infraestrutura turística, mediante convênio com o DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) da Secretaria estadual de Turismo.”
 
Nanci Cortazzo, responsável pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, disse que o governo paulista reconhece esta importante atividade econômica denominada turismo, geradora de emprego e renda. “Temos uma politica pública definida para setor que contempla as Estâncias e os MITs, o que possibilita significativo avanço para a atividade turística em todo Estado”, exaltou Nanci. 
 
Conheça os novos MITs:
 
BARBOSA – 7 MIL HABITANTES
 
Em 18 de fevereiro de 1959, o Distrito de Barbosa obtém sua emancipação e é elevado à categoria de Município, desmembrado da cidade de Avanhandava, com a denominação de Barbosa. Muitos dos segmentos de turismo estão presentes neste MIT como o Religioso, de Pesca, Náutico, de Lazer, Gastronômico e de Aventura. 
Bons exemplos de atrativos: o Rodeio de Barbosa que é considerado um dos mais tradicionais da região e a Prainha Municipal, sempre lotada, com boa localização às margens da Rodovia SP 245, com toda infraestrutura para o turista. Há também boas condições para o turismo náutico por meio da Marina Grandes Lagos, Sociedade Esportiva de Pesca Salto do Avanhandava e AFUBESP. 
Outra atração da cidade: trilhas para pedalar em meio a uma biodiversidade surpreendente. Tem mais: Barbosa oferece ótimos recursos para o turismo de pesca. Com quase 20 KM do Rio Tietê dentro do perímetro do município, clubes e ranchos de pesca, é um bom destino para a pesca na Região de Araçatuba. E o Turismo Religioso está bem presente neste MIT. Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira de Barbosa, por isso muitos fiéis de toda região participam de romarias, procissões e quermesses. 
A cidade conta com Posto de Informações Turísticas localizado no Terminal Rodoviário, tornando-se importante ferramenta utilizada por turistas que chegam ao município. Em relação à gastronomia local, o prato típico mais procurado pelos visitantes é a tradicional peixada.
 
 
ITAPURA – 4.700 HABITANTES
 
O município foi uma colônia militar construída nas proximidades do Salto de Itapura pelo governo imperial, na margem esquerda do Rio Tietê, próximo à foz do mesmo no Rio Paraná. Um de seus atrativos turísticos é a Usina Submersa Eloy Chaves juntamente com a antiga cidade de Itapura que, com a formação do lago, foi totalmente alagada. Hoje pode-se visualizar parte da grade superior da Usina e no local é possível um mergulho fantástico, pois a Usina encontra-se praticamente intacta, mesmo após anos de alagamento.
Por sua vez, o Turismo de Pesca é destaque desta cidade. Por ser banhado pelo Rio Tietê e pelo Rio Paraná e região de clima quente esta prática é favorecida, podendo ser pescado nas águas desses rios exemplares de Tucunarés, Pacus e Piau. E para mais lazer há a prainha artificial municipal que é local de fácil acesso e que proporciona ao turista boa estrutura com chuveiro e banheiros  públicos.
O Turismo Cultural envolve o Palácio de D. Pedro II considerado o retrato da história, lembrança edificada do passado. Sua restauração foi autorizada pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. O projeto de recuperação vislumbra a funcionalidade e a acessibilidade com a instalação de um elevador externo anexado à fachada já existente. Vale ressaltar que a Igreja da Imaculada Conceição e a antiga delegacia da cidade são pontos turísticos históricos, sendo o retrato vivo do que restou da antiga cidade submersa.
 
 
SUD MENNUCCI – 7.700 HABITANTES
 
Sud Mennucci nasceu na cidade de Piracicaba em janeiro de 1892. Foi educador, geógrafo, sociólogo, jornalista e escritor. O nome da cidade é uma homenagem ao professor que foi um defensor ferrenho dos direitos dos professores e da melhoria da qualidade de vida do país. Ele não tinha nenhum vínculo com a cidade e o antigo distrito de Pereira Barreto, que até a emancipação era conhecido como Pioneiros, recebeu o nome de Sud Mennucci por indicação de um político do Estado de São Paulo.
As belezas naturais são os principais alicerces da atividade turística deste MIT que tem muito sol o ano todo, as águas do Tietê e uma exuberante mata que guarda até hoje sua vegetação nativa. Trata-se de uma cidade com forte potencial turístico em função deste rio que corta o município e que possui uma extensão de aproximadamente 30 km. O Tietê que sofre com a poluição em outras regiões do Estado de SP, neste local chega com água limpa e com uma beleza natural que atrai pescadores e visitantes de todo o país. Porém só é permitida a pesca esportiva e de lazer. O por do sol nas margens do Tietê impressiona. Corvina, Tucunaré, Piau, Porquinho, Traíra, Curimba e Piranha são os peixes que podem ser encontrados em Sud Mennucci.
Maristela Bignardi