Setur sedia nova reunião do COSUD

Compartilhe!

Curtir
A união sempre tende a fazer a força. Essa foi a tônica do encontro do COSUD (Consórcio de Integração Sul Sudeste) entre representantes de secretarias de Turismo de seis dos sete estados das duas regiões meridionais brasileiras que estiveram presentes nesta terça-feira (11/06) na sede da Secretaria de Turismo (SETUR), em São Paulo. Entre as discussões e comparativos mostrados em painéis, os participantes buscaram traçar metas e perspectivas regionais e troca de experiências para a indústria do Turismo.

Na abertura dos trabalhos, o secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, deu as boas-vindas a todos e trouxe o seu posicionamento acerca de como somar esforços entre os estados pode ajudar a hierarquizar projetos e superar entraves de infraestrutura. Segundo Lummertz, “o que é fundamental para cada estado é que os governadores tenham conjuntamente como reivindicar ao Governo Federal, com muito mais força política, financiamentos do BNDES junto a ministérios como o de Transportes e o das Cidades. ” 

Para o secretário, entender o motivo da ociosidade nos equipamentos turísticos dos estados do Sul e Sudeste é fundamental para que sejam traçadas obras de impacto regional, daí as secretarias de Turismo se utilizarem, como sugestão, de análises da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para uma próxima etapa de planejamentos. “É sentar com o Estado na mesa, para intermediar”, acrescenta Lummertz.

Com exceção de representantes da secretaria estadual de Turismo do Paraná, estiveram presentes a essa reunião do COSUD: por Minas Gerais, a superintendente de Gastronomia e Marketing Turístico Marina Simião  e a coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Estatística Alessandra Azevedo, ambas da Secult/MG; pelo Espírito Santo, o secretário de Turismo Dorval Uliana, o coordenador Gustavo André e o gerente da SETUR/ES, Rafael Granvilla; por Santa Catarina, a presidente da Santa Catarina Turismo, Flavia Domenico e a assessora Luana Emmendorf.

Representando o Rio Grande do Sul, Alexandre Romano e pelo Rio de Janeiro, Sérgio Ricardo Martins. Por sua vez, a SETUR, anfitriã do encontro, esteve representada, além do Secretário Vinicius Lummertz, pelo Secretário Executivo Marcelo Costa, pelo Chefe de Gabinete Guilherme Miranda, pelo assessor Patrick Bertholdo, pela diretora de publicidade Fernanda Chiavone e pelo diretor técnico Rodrigo Ramos.

A próxima reunião do COSUD já tem local e data marcados. Acontecerá nos dias 12 e 13 de julho, em Vitória, no Espírito Santo.