Cubatão se reinventou e agora é MIT

Compartilhe!

Curtir
Cubatão está renovada e hoje é um Município de Interesse Turístico (MIT). Já foi considerada a cidade mais poluída do mundo pela ONU e após controlar os níveis poluentes do ar, em 1992, recebeu o título de "Cidade-símbolo da Recuperação Ambiental" da ONU.

Localizado a 40 Km da capital do estado de São Paulo, Cubatão é visto como exemplo de consciência socioambiental e planejamento e já está pronto para o turismo.

Com uma área de 142,281 km² e por volta de 120 mil habitantes (senso de 2010), a cidade conta com a bacia do Rio Cubatão que tem uma área aproximada de 177 km², com 15 km de mangues. A presença de grande diversidade de aves com um destaque especial para os guarás. Além dos maravilhosos rios que cercam este município, como: Rio Perequê e o Rio Pilões, afluentes do Rio Cubatão, repleta de piscinas naturais e águas claras. Vale lembrar que o Rio Pilões leva às Cachoeiras do Pilão, que é uma grande atração de Cubatão.

Há também o Parque Estadual da Serra do Mar que ocupa 44% do território e estende-se desde a divisa com o estado do Rio de Janeiro. As condições climáticas e a miscigenação do solo impulsionam a riqueza natural da região. E é só em Cubatão que podemos encontrar seis dos oito principais tipos de vegetação: caixetal, floresta de encosta da Serra do Mar, restinga, floresta de planície litorânea, floresta periodicamente inundada e manguezal.

Agora que está integrado ao grupo de 140 MITs, Cubatão terá oportunidades que permitirão mais investimentos focados ao turismo. Enfatizando os monumentos históricos da cidade e aproveitando os atrativos naturais, este munícipio poderá aumentar o fluxo turístico.

Para mais informações:

Posto de Informações Turísticas
Avenida Nove de Abril, 2275 
Segunda a sexta – 09 às 12 h / 13 às 17h
Cubatão – SP

Por Ana Júlia Carnahiba