Reunião do Conturesp destaca a importância das Regiões Turísticas

Compartilhe!

Curtir
O Conselho de Turismo do Estado de São Paulo (Conturesp) se encontrou na manhã desta terça-feira (16) na sede da Secretaria de Turismo para sua reunião ordinária bimestral. Na pauta estava a atuação do grupo de trabalho que vem levantando informações para aumentar o fluxo turístico regional de municípios que já têm o turismo consolidado e outras ações que a Secretaria vem desenvolvendo.

O Secretário Executivo do Turismo, Marcelo Costa, abriu a reunião fazendo um balanço das últimas ações da Pasta com destaque para o projeto de modernização da atuação do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). “A digitalização dos processos do DADETUR vai melhorar a eficiência da Secretaria, aumentar a transparência, além de diminuir o tempo entre a formalização dos convênios e o início das obras pelos municípios”, disse Costa.
 

O Coordenador de Turismo do Estado, Vanilson Fickert, trouxe para a reunião os dados mais recentes da regionalização do turismo paulista. Atualmente, são 42 Regiões Turísticas que abrangem 336 municípios.
 

Ao final da reunião, o grupo de trabalho (GT) do Conturesp, responsável pelo estudo do aumento do potencial turístico, apresentou as regiões escolhidas para atuar: Olímpia, a Região Turística das Águas Sertanejas; Brotas, a Região Turística da Serra de Itaqueri; Campos do Jordão, a Região Turística da Mantiqueira Paulista, e Polo Serra Azul, a Região Turística Circuito das Frutas. O GT apresentou ainda alguns dados que já foram levantados sobre as quatro regiões selecionadas.
 

Para o Secretário Estadual de Turismo e presidente do Conturesp, Vinicius Lummertz, este trabalho é fundamental para o desenvolvimento do turismo no Estado de São Paulo. “Ao destacar núcleos com infraestrutura avançada, as atrações já estruturadas podem atrair o entorno, aumentando ainda mais o fluxo de visitantes”, afirmou Lummertz.

Álbum de Fotos