Secretaria estadual de Turismo participa da 64ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

Compartilhe!

Curtir
 
Ao lado do Governador João Doria, secretário participou da tradicional Queima do Alho
 
Mais uma vez, como tem acontecido todos os anos, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo esteve presente na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que nesta edição vai de 15 a 25 de agosto. O atual secretário da Pasta, Vinicius Lummertz, esteve no evento na última sexta-feira (16), ao lado do Governador João Doria, onde participou da tradicional “Queima do Alho”.
 
O nome é dado à tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro e virou uma das principais atrações da festa de Barretos. O cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão. Há um concurso culinário, realizado em espaço especialmente feito para isso, chamado Ponto de Pouso, em que o vencedor é o cozinheiro que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros, no menor espaço de tempo.
 
Além do Secretário de Turismo, também estavam na comitiva do Governador prefeitos de municípios da região e o Secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. “O turismo hoje se organiza em setores especializados, com grandes eventos. A Festa do Peão de Barretos se inscreve nesses chamados eventos-âncora, que dão uma imagem, um símbolo para a região”, disse Lummertz.
 
Durante o período da festa, Barretos chega a receber aproximadamente 1,5 milhão de visitantes. Desde dezembro de 2017, a cidade é classificada como Município de Interesse Turístico (MIT). Com 120 mil habitantes e distante 432 quilômetros da Capital, Barretos tem roteiros de compras envolvendo artes, chapéus, orquidários e demais artigos. Na área rural, também reserva atrativos para quem quer viver o sossego do interior, com hotéis e fazendas que remetem às tradições rurais, e até mesmo pesqueiros para lazer e gastronomia típica.
 
O MIT conta também com um grande fluxo de visitantes na área da saúde por conta do Hospital de Câncer de Barretos, mantido pela Fundação Pio XII.  Hoje é referência em tratamento, prevenção e pesquisa da doença, atendendo mais de cinco mil pacientes por dia, vindos de todo Brasil, integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos grandes chances de fazer o turismo crescer na região, que ainda conta com o município Olímpia para ajudar a trazer maior movimento. Os aeroportos também serão privatizados. Por tudo isso, podemos acreditar que a região ainda vai criar muitos empregos e melhorar a qualidade de vida por meio do turismo”, afirmou o secretário.

Álbum de Fotos