Setor náutico é essencial para a economia do turismo

Compartilhe!

Curtir
Em palestra durante a Boat Show, em São Paulo, secretário estadual de Turismo destacou as ações do governo paulista para estimular o setor


O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz participou, nesta quinta-feira (19), do 5º Congresso Internacional Náutica. O evento integra a programação do São Paulo Boat Show, o maior salão náutico indoor da América Latina, que acontece de 19 a 24 de setembro no São Paulo Expo. Na oportunidade, Lummertz fez uma palestra na qual destacou a importância deste segmento para toda a cadeira turística.

“Só no Estado de São Paulo, a cadeia náutica de lazer movimenta cerca de R$ 5,3 bilhões por ano e emprega aproximadamente 27,5 mil pessoas, direta ou indiretamente. Isso faz parte da economia do turismo, um setor que já representa mais de 10% do PIB estadual”, disse o secretário.

Dentro deste contexto, de acordo com o secretário, a construção de marinas por meio de parcerias público-privadas é necessária para estimular o segmento náutico.  “Não precisamos ter medo de construir marinas, por exemplo. O turismo é o maior parceiro do meio ambiente. O que precisamos são projetos bem alinhados por meio de PPPs”, afirmou.

O secretário também mencionou algumas ações que o Governo de SP tem feito para incentivar o turismo como um todo no Estado, a exemplo da conectividade aérea. “Uma medida essencial foi a redução do ICMS de 25% para 12% sobre o combustível dos aviões, que permitiu a criação de 650 novos voos no Estado, superando a meta inicial de 490”, disse Lummertz.

No encerramento, exibiu aos presentes o vídeo da campanha criada para promover os destinos turísticos paulistas no Brasil e no exterior, como parte do programa São Paulo Pra Todos.

Após o congresso, ao lado do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, e do idealizador da Boat Show, Ernani Paciornik, o secretário Vinicius Lummertz participou da abertura oficial da Boat Show.

Secretaria Estadual de Turismo no Boat Show 2019
Com foco na promoção e divulgação do Estado de São Paulo como destino de turismo nacional e internacional, a Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo participa do Boat Show 2019, maior Salão Náutico da América Latina.

Com uma expectativa de 30 mil visitantes, a Secretaria de Turismo montou um estande com 60 m2 para promoção dos destinos paulistas, em especial as regiões ligadas às atividades de turismo e esportes náuticos: Costa da Mata Atlântica, Litoral Norte Paulista, Angra Doce, Pantanal Paulista, Entre Serras e Águas, Cavernas da Mata Atlântica e Circuito das Águas Paulista.
Também estão presentes no estande entidades como a Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo) e o Fórum Náutico, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

São Paulo Boat Show 2019
Local: Centro de Exposições São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5
Data: 19 a 24 de setembro
19/09: das 15h às 22h
Dia da semana: das 13 às 22h
Fim de semana: das 12h às 22h
24/09: das 13h às 21h

Álbum de Fotos