Sud Mennucci, a cidade que de nome virou recanto

Compartilhe!

Curtir
Para quem segue pela SP-310 de Auriflama até Ilha Solteira, no extremo noroeste paulista, um ponto de parada no meio do caminho se faz obrigatório pela beleza de suas paisagens embaladas com o pôr do sol daquela região do Estado: Sud Mennucci. Preparem suas máquinas fotográficas, pois cenário é o que não falta a essa pequena cidade de pouco mais de 7,7 mil habitantes e localizada a 627km de São Paulo, cujo entorno é regado pelas águas dos rios Tietê e São José dos Dourados.

Sud Mennucci é um município de interesse turístico pertencente à união de sete cidades chamada Pantanal Paulista (as outras são Castilho, Andradina, Itapura, Ilha Solteira, Pereira Barreto e Suzanápolis), todas muito próximas e localizadas na região onde os caudalosos rios Tietê e Paraná compõem um bioma digno de ser chamado de Pantanal. Esses municípios ficam próximos a duas barragens hidroelétricas (Jupiá e Ilha Solteira) e formam um roteiro turístico para visitante nenhum botar defeito: são praias de rios que também favorecem a pesca esportiva, os esportes náuticos e mergulhos e, além disso, esse pedaço do Estado apresenta uma deliciosa culinária típica e lugares dignos de passeios inesquecíveis que dão riqueza à visita.

Sobre o interessante nome da cidade: Sud Mennucci foi um educador, geógrafo, sociólogo, jornalista e escritor nascido em Piracicaba em 1892. O município ganhou essa denominação em 1959 para homenagear o educador que, por sua vez, lutou bravamente no início do século XX pelos direitos dos professores e pela melhoria da qualidade de ensino no Brasil. O curioso é que nunca houve vínculo algum entre homem e cidade. O município começou mesmo com colonos que se fixaram em lotes e fazendas onde hoje é o distrito de Bandeirantes d’Oeste e o nome Sud Mennucci foi então adotado graças à indicação de um político paulista.

Curiosidades à parte, Sud Mennucci é a cidade pioneira no Brasil por ter fornecido acesso wi-fi gratuito para toda a sua população, o que é um ganho para todo visitante munido de celular ou notebook. O Parque da Saúde, localizado no centro urbano, fornece espaços poliesportivos para quem ali chega e o dado importante, com acessibilidade total. Os amantes de pesca profissional e amadora vão à Prainha da Areinha e são capazes de encontrar, por exemplo, um dos peixes mais cobiçados do continente sul-americano, o tucunaré, que é encontrado facilmente em Sud Mennucci. De fato, um destino muito além de um nome, a cidade é um recanto ao cair do sol em pleno noroeste paulista. Para saber mais, acesse http://www.sudmennucci.sp.gov.br/
 

Álbum de Fotos