Para promover as rotas gastronômicas, Governo do Estado traz colunistas especializados em Culinária para conhecerem a produção do Vale do Paraíba
Nesta quarta-feira (23), a Secretaria de Turismo levou um grupo de jornalistas estrangeiros especializados em Culinária para uma press tour a duas fazendas no Vale do Paraíba. O passeio técnico programado está dentro do âmbito do “Feito em SP”, que vai de 24 a 27 de outubro no Memorial da América Latina e é um evento do programa SP Gastronomia, realizado em parceria com mais outras três secretarias de Estado (Cultura e Economia Criativa, Agricultura e Abastecimento e a de Desenvolvimento Regional).
Na primeira parada, percorrendo a Fazenda Coruputuba, fundada em 1911, os jornalistas conheceram a produção artesanal de vários produtos feitos na própria região, a partir de extratos, plantas e árvores. A fazenda, que também foi cenário para um longa-metragem de Mazzaropi, foi mostrada em riqueza de detalhes aos colunistas pelo designer Patrick Assumpção, bisneto do fundador do local.
O proprietário mostrou a todos os presentes as instalações e o trabalho de inovação e desenvolvimento socioambiental ali promovido. A fazenda produz PANCs (plantas alimentícias não convencionais), mandioca, milho, banana e outros alimentos, tem parceiros na produção de biomassa de mandioca amarela, queijos e bebidas artesanais, além de ser fornecedora e parceira de importantes restaurantes em São Paulo.
Os jornalistas, que trabalham em órgãos de importantes órgãos da imprensa mundial, alguns têm livros escritos, blogs e colunas sobre Gastronomia em diversos outros países, inclusive fora da Europa ou da América do Norte, vieram a convite da revista e são procedentes da Inglaterra, Estados Unidos, México, Canadá, Espanha e Itália. Eles ficaram impressionados com a riqueza da produção agrícola do Estado e com as possibilidades econômicas da gastronomia paulista.
Entre as informações que obtiveram da Secretaria de Turismo presente à press tour, os colunistas fizeram muitas perguntas acerca das rotas cênicas e gastronômicas e também conheceram sobre programas do Governo do Estado, como o Vale do Futuro e o São Paulo Pra Todos, lançado em fevereiro de 2019, que abrange em seu guarda-chuva a promoção do turismo do Estado.
Na segunda parte do passeio, os especialistas foram levados a uma fazenda produtora de trutas, em Ribeirão Grande, distrito de Pindamonhangaba, onde não só almoçaram pratos regionais do Vale do Paraíba como também entraram nos criadouros dos peixes. A impressão geral sobre a produção agrícola sustentável do interior paulista foi muito positiva por parte dos jornalistas, e alguns deles também prometeram voltar ao Estado no ano que vem para participarem de outras atividades turísticas.