Secretaria de Turismo realiza press tour de jornalistas estrangeiros no Estado de São Paulo

Compartilhe!

Curtir
Para promover as rotas gastronômicas, Governo do Estado traz colunistas especializados em Culinária para conhecerem a produção do Vale do Paraíba
 
Nesta quarta-feira (23), a Secretaria de Turismo levou um grupo de jornalistas estrangeiros especializados em Culinária para uma press tour a duas fazendas no Vale do Paraíba. O passeio técnico programado está dentro do âmbito do “Feito em SP”, que vai de 24 a 27 de outubro no Memorial da América Latina e é um evento do programa SP Gastronomia, realizado em parceria com mais outras três secretarias de Estado (Cultura e Economia Criativa, Agricultura e Abastecimento e a de Desenvolvimento Regional).
 
Na primeira parada, percorrendo a Fazenda Coruputuba, fundada em 1911, os jornalistas conheceram a produção artesanal de vários produtos feitos na própria região, a partir de extratos, plantas e árvores. A fazenda, que também foi cenário para um longa-metragem de Mazzaropi, foi mostrada em riqueza de detalhes aos colunistas pelo designer Patrick Assumpção, bisneto do fundador do local.
 
O proprietário mostrou a todos os presentes as instalações e o trabalho de inovação e desenvolvimento socioambiental ali promovido. A fazenda produz PANCs (plantas alimentícias não convencionais), mandioca, milho, banana e outros alimentos, tem parceiros na produção de biomassa de mandioca amarela, queijos e bebidas artesanais, além de ser fornecedora e parceira de importantes restaurantes em São Paulo.
 
Os jornalistas, que trabalham em órgãos de importantes órgãos da imprensa mundial, alguns têm livros escritos, blogs e colunas sobre Gastronomia em diversos outros países, inclusive fora da Europa ou da América do Norte, vieram a convite da revista e são procedentes da Inglaterra, Estados Unidos, México, Canadá, Espanha e Itália. Eles ficaram impressionados com a riqueza da produção agrícola do Estado e com as possibilidades econômicas da gastronomia paulista.
 
Entre as informações que obtiveram da Secretaria de Turismo presente à press tour, os colunistas fizeram muitas perguntas acerca das rotas cênicas e gastronômicas e também conheceram sobre programas do Governo do Estado, como o Vale do Futuro e o São Paulo Pra Todos, lançado em fevereiro de 2019, que abrange em seu guarda-chuva a promoção do turismo do Estado.
 
Na segunda parte do passeio, os especialistas foram levados a uma fazenda produtora de trutas, em Ribeirão Grande, distrito de Pindamonhangaba, onde não só almoçaram pratos regionais do Vale do Paraíba como também entraram nos criadouros dos peixes. A impressão geral sobre a produção agrícola sustentável do interior paulista foi muito positiva por parte dos jornalistas, e alguns deles também prometeram voltar ao Estado no ano que vem para participarem de outras atividades turísticas.