CONTURESP trata da Semana de 22 e do inventário digital durante reunião

Imagem EBC - Agência Brasil

Compartilhe!

Curtir
Temas diversificados, análises e manifestações dos representantes das entidades estimularam a reunião, da manhã desta terça-feira (9/3), do Conselho de Turismo do Estado de São Paulo (Conturesp), ainda de modo virtual por conta da pandemia.

Dois “aniversários redondos”, em 2022, foram lembrados: o Centenário da Semana de Arte Moderna 22, cujo epicentro foi o Theatro Municipal, e os 200 anos da Proclamação da Independência, às margens do riacho Ipiranga. 
 
“Já estamos nos movimentando sobre esses fatos tão significativos para a nossa história e que irão beneficiar a atividade turística”, enfatizou Rodrigo Ramos, coordenador de Turismo da Secretaria estadual de Turismo- Setur,  que representou o secretário Vinicius Lummertz na reunião. Informou que há um representante da pasta do Turismo na Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa que está à frente das iniciativas para os 100 anos da Semana de 22.

“Vamos saber sobre a possibilidade de um representante do Conturesp fazer parte, uma vez que fatos como esse irão, com certeza, atrair muitos turistas para o Estado”, argumentou Ramos.
 
Em meio à pauta de reivindicações, os setores de restaurantes, hotelaria e transporte estão se movimentando para criar uma força política para, possivelmente, tentar prazos maiores para quitar os empréstimos e financiamentos contratados com o Banco Desenvolve SP. 
 
Outro tema foi a atualização da Plataforma Digital do Inventário Turístico do Estado de São Paulo da Setur. Motivo: a pasta do Turismo encaminhará aos 645 prefeitos solicitação para que indiquem o responsável pela inserção na plataforma dos dados e atualizações.  
 
Por último, os integrantes do Conturesp souberam que o Centro de Inteligência e Economia do Turismo – CIET, da Setur, com apoio da Coordenadoria de Turismo – Cotur, irá realizar um curso de oito horas de formação para Coleta e Interpretação de Dados do Turismo, em final de março até junho. Serão beneficiados 210 municípios — 70 Estâncias e 140 Municípios de Interesse Turístico (MITs). Em breve será lançado uma área exclusiva do CIET no site da Setur, o que facilitará o acesso às pesquisas, painéis e boletins mensais.

Álbum de Fotos