As empresas interessadas em conhecer as edificações que serão oferecidas à iniciativa privada para serviços de apoio ao uso público devem se inscrever por email

O Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA) possui edificações de apoio ao uso público como hospedarias, espaços para alimentação (lanchonete/restaurante), sanitários, um Centro de Visitantes, quiosques com churrasqueiras, dentre outras. Essas edificações passaram recentemente por processo de revitalização que recuperou e readaptou as instalações segundo as demandas atuais, como é o caso de banheiros adaptados, rampas de acesso e iluminação.

No momento, o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e da Fundação Florestal, está desenvolvendo projeto para a delegação de serviços de apoio ao uso público por meio da Permissão de Uso.

A modalidade Permissão de Uso permite oferecer mais serviços e mais qualidade nos serviços de hospedagem, alimentação (restaurante e lanchonete), recepção e orientação de visitantes, loja de souvenir, locação de espaços para eventos, locação de quiosques com churrasqueiras, serviço de praia, serviço de atendimento em embarcações (alimentação), controle da visitação, dentre outros.

Podem participar das visitas técnicas os representantes de empresas privadas, associações ou cooperativas locais que tenham interesse em executar os serviços de apoio ao uso público conforme descrito acima. As visitas serão realizadas nos dias 6, 7, 14 e 15 de abril e atenderão às normas e protocolos sanitários de combate à disseminação do Novo Coronavírus. Os agendamentos devem ser realizados através do e-mail pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br, com, no mínimo, três dias de antecedência.

Para ler o texto completo do Chamamento Público, clique aqui.

Parque Estadual Ilha Anchieta

Unidade de Conservação de Proteção Integral que protege a segunda maior ilha do Litoral Norte do estado de São Paulo, com 17 km de costões rochosos e sete praias de águas cristalinas que contrastam com o verde da Mata Atlântica. Criado em 1977, o parque tem como objetivos: a proteção e a conservação dos ecossistemas naturais, a realização de atividades de educação ambiental e de recreação em contato com a natureza, o desenvolvimento de pesquisas científicas.

Atualmente, o parque está entre as 10 Unidades de Conservação mais visitadas do estado de São Paulo, recebendo cerca de 45 mil visitantes por ano. Os turistas podem usufruir de caminhadas ecológicas, mergulhar em águas claras, explorar um rico patrimônio histórico-cultural ou só contemplar a paisagem.

Para saber mais sobre essa e outras Unidades de Conservação do estado de São Paulo, visite o Guia de Áreas Protegidas.