Otimismo com a retomada marca reunião do CONTURESP

Compartilhe!

Curtir
A diversidade de temas, sempre com expectativa pela volta do setor, tomou conta da reunião do Conselho de Turismo do Estado de São Paulo (Conturesp) realizada na manhã desta terça-feira (13/4). Com otimismo, o secretário da Pasta, Vinicius Lummertz, disse que para o segundo semestre deste ano haverá uma aceleração do Turismo interno de Proximidade. “Este cenário é fruto de mais cuidados, mais vacinas e menos riscos, pois as perspectivas são matemáticas pela blindagem das vacinas. E estamos nos preparando para sair de forma definitiva desta fase”. 

Os integrantes do Conselho puderam tomar conhecimento deste preparo pelas ações da Setur/SP. O secretário falou sobre a ampliação dos créditos, como o do Bando DesenvolveSP, com R$ 2 bilhões já emprestados; do crédito do Fungetur; do crédito orientado pelo Sebrae; aumento do Ecoturismo, em especial em Brotas; do processo de Sinalização nas Rotas Turísticas; da reforma do Dadetur com foco na flexibilização dos recursos; da criação das Rotas Cênicas no Vale do Ribeira e dos Distritos Turísticos envolvendo religião do Serra Azul e Olímpia. Lummertz anunciou que haverá campanhas nas Regiões Turísticas Paulistas e na cidade de São Paulo, tudo no segundo semestre. “Viajar perto também é bom”, ressaltou.

Quando o debate chegou aos conselheiros, foi analisada a plataforma eletrônica das Melhores Práticas em Turismo para auxiliar os prefeitos paulistas a encontrar soluções para enfrentar a crise causada pelo coronavírus. Também o projeto Viva Rua SP esteve em pauta trazendo os passos de melhor ocupação do espaço público para as atividades relacionadas ao turismo. Entre os integrantes do Conselho foi discutido o aproveitamento dos profissionais formados em Turismo para estagiar e trabalhar em empresas ou mesmo nas prefeituras.  Segundo os conselheiros, este tipo de mão de obra estrutura melhor a atividade turística nas cidades e região. 
 
Além do atual assunto “privatização de aeroportos” produzir conversas entre alguns participantes da reunião — o edital será publicado esta semana —, foi solicitado ao Centro da Inteligência da Economia do Turismo (CIET), vinculado à Setur/SP, a criação de um Observatório de Eventos, de grande utilidade para o planejamento de novos trabalhos e negócios para o interior e litoral do Estado.

Álbum de Fotos