Secretaria de Turismo participa do 12º Encontro da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo

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Objetivo foi compartilhar experiências e metodologias com outros estados e representantes da iniciativa privada

Na última segunda-feira (17) foi realizado o 12º Encontro da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT). De maneira online, reuniu gestores estaduais de centros de inteligência, especialistas de instituições privadas de inteligência mercadológica, além de representantes da Embratur e Sebrae com a finalidade de compartilhar experiências e metodologias na criação de inteligência em prol do turismo.

Representando a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Fábio Montanheiro, da InvestSP e Setur-SP,  coordenador do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), apresentou um pouco da história e ações realizadas na atual gestão: “Nascemos em 2019 da necessidade da criação de indicadores que revelassem a movimentação turística nos municípios a fim de elaborar políticas públicas mais assertivas para cada localidade. Antes, o Estado tinha poucas pesquisas setoriais, não havia estrutura para coletar essas informações e a Setur-SP não era referêcia na produção de inteligência para o turismo”, afirmou.

O CIET passou a elaborar pesquisas em eventos importantes e de impacto turístico e, já durante a pandemia, de forma online, prospecção envolvendo turistas e até mesmo moradores dos destinos paulistas – uma novidade, já que pesquisas do tipo normalmente envolviam apenas a opinião dos visitantes.

O CIET também criou e compartilhou diversos relatórios baseados em análises de indicadores de desempenho turístico, como meios de hospedagem, fluxo aéreo, emissão de passagens rodoviárias, entre outros. Também firmou convênios com empresas privadas, a exemplo da parceria com a Clickbus que fornece dados de emissões de passagens rodoviárias ou do Airbnb com dados de aluguel de casas e apartamentos em regiões turísticas.

A ação mais recente do CIET foi o treinamento online voltado para agentes públicos a fim de capacitar equipes das prefeituras a coletar e análisar, de forma confiável, dados referentes ao fluxo turístico em suas cidades. Já foram capacitadas equipes de 108 cidades do Estado.

Além da troca de informações, os participantes do encontro puderam tirar dúvidas com especialistas em inteligência de mercado, como Armelle Decaup,  fundadora da Defí Inteligência Competitiva e Federico Esper, CEO e co-fundador da Soul Data.

A Rede de Inteligência de Mercado do Turismo (RIMT) é um ambiente para análise e compartilhamento permanente de informações e conhecimentos entre representantes da iniciativa privada, do terceiro setor e do poder público, de modo a orientar a promoção dos destinos, conforme as expectativas e tendências dos mercados.