Secretaria de Turismo e Viagens promove capacitação durante a BNT Mercosul 2021

Rodrigo Ramos, Coordenador Estadual de Turismo da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo apresenta números do Estado

Compartilhe!

Curtir
Voltado para agentes e operadoras de viagem, encontro promoveu a diversidade turística do Estado

Visando estimular a promoção e comercialização dos destinos paulistas, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo fez uma capacitação voltada para agentes e operadoras de viagem, apresentando o que São Paulo tem de melhor. Com a presença de 263 participantes, a apresentação ocorreu no 3º dia da BNT Mercosul, feira que reuniu mais de 1500 agentes de viagens e 30 operadoras de turismo com a finalidade de divulgar destinos e ampliar contatos comerciais. As apresentações da feira foram vistas por mais de 40 mil pessoas.

Rodrigo Ramos, coordenador Estadual de Turismo, iniciou a capacitação apresentando uma ficha técnica sobre o Estado e sua vocação para o turismo: o maior aeroporto da América do Sul (Guarulhos), o maior porto da América do Sul (Santos), além de excelentes estradas e cidades com infraestrutura completa para receber turistas.

Entre os destaques do Estado, estão as serras. A Serra da Mantiqueira, localizada em um dos pontos mais altos do Brasil, é circundada por cidades de apelo turístico como Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal, onde clima de baixas temperaturas garante experiência única, com foco na gastronomia, nas belezas naturais, na prática de esportes e no receptivo. Outra opção é a Serra do Itaqueri, circundada por 13 municípios e ideal para aventureiros em busca de esportes como rafting, voos de parapente, trekking, ou atividades mais tranquilas como mergulhos em cachoeiras e termas de águas medicinais.
 
O turismo religioso também é um grande atrativo do estado, representado pela famosa Rota da Fé – roteiro de peregrinação que engloba diversas cidades com apelo religioso, dotadas de templos, santuários, basílicas e outros monumentos sagrados. A cidade que mais representa o turismo religioso no Estado é Aparecida, lar do famoso Santuário Nacional, o templo mais visitado da América Latina.   

Um dos principais projetos da Secretaria de Turismo e Viagens é o de aproveitar a qualidade das estradas paulistas que levam às cidades do interior para a criação de rotas cênicas. Nesse sentido, a Secretaria firma parcerias com as prefeituras locais para a criação de mirantes, paradouros, passarelas elevadas, entre outras intervenções que ajudem a transformar as estradas em um atrativo por si só, aproveitando a beleza da região.


A Cidade

Cintia Hayashi, Diretora de Eventos Internacionais do Visite SP e Michele Fernanda, da Prefeitura Municipal de São Paulo,  apresentaram os atrativos da cidade de São Paulo - a 1ª do Brasil em eventos internacionais e responsável pela vinda de mais de 15 milhões de turistas anualmente.

A cidade de São Paulo possui uma estrutura de 119 teatros, 124 museus, 126 parques, milhares de bares e restaurantes, com 58 tipos de culinária. Além de aeroportos, a cidade abriga terminais de ônibus que ligam a capital com todos os municípios do interior, possui excelente linha ferroviária, metroviária e mais de 500 km de ciclovias.

Entre os atrativos da cidade, destacam-se o Farol Santander, edifício que abriga cafés, restaurantes, centros de exposições e até uma pista de skate, o Terraço Itália, restaurante requintado com vista privilegiada do centro da cidade, o Bar dos Arcos, localizado no subterrâneo do charmoso Theatro Municipal e o Parque Ibirapuera que abriga ampla área de lazer além de museus e centros de exposições. As atrações da cidade são marcadas pela pluralidade de ideias e etnias que tornam São Paulo uma cidade multicultural.

Ao final da apresentação, a equipe da Secretaria de Turismo e Viagens tirou dúvidas dos participantes e disponibilizou contatos e materiais para o agentes que participaram da capacitação. Foram sorteadas, entre os participantes, duas diárias de hotéis na região do Vale do Ribeira.

Álbum de Fotos