Moção pelo retorno de eventos é destaque na reunião do CONTURESP

Compartilhe!

Curtir
Integrantes do Conselho de Turismo do Estado de São Paulo (Conturesp) estiveram reunidos nesta terça-feira (8), ainda de maneira virtual por conta da pandemia, para analisar e discorrer sobre temas de relevância do setor. O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, ouviu uma especial demanda dos conselheiros preocupados com a paralisação das feiras, salões, exposições e eventos pelo estado, há mais de um ano, prejudicando de maneira especial o setor hoteleiro. Os integrantes do Conselho manifestaram desejo em realizar um documento explicando como se encontra este atual cenário do turismo e entregá-lo ao Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo.
 
“Realmente um ponto sensível nesta pandemia recai sobre os eventos. Sugiro que façam uma moção do Conturesp de maneira simples e clara e a encaminhem tanto ao governador do Estado de São Paulo como ao Centro de Contingência do Coronavírus”, orientou Lummertz. Os conselheiros também fizeram questão de destacar ao secretário o empenho de todos em relação aos protocolos sanitários quando da realização de um evento, como item muito importante para preservação da saúde dos participantes. O titular da Pasta destacou que após a pandemia a retomada do turismo será de um tamanho jamais visto. “E nossos grandes parceiros para tanto serão, com certeza, o Meio Ambiente e a Saúde. Temos que focar em parques abertos, hotéis em parques, Distritos Turísticos, Rotas Cênicas, Rotas Gastronômicas, construindo um turismo interno em São Paulo com novos valores”, falou Lummertz. 
 
O secretário lembrou que a palavra viagens agora integra o nome da pasta que passou a se chamar Secretaria de Turismo e Viagens. “Alteração importante para tudo ficar mais claro, mesmo porque nós somos viagens, passageiros, estradas, movimentação e somos 10% do PIB do Estado de São Paulo”, ressaltou.  Durante a reunião, o conselheiro Fábio Barbosa anunciou que a Associação Nacional de Preservação Ferroviária – ANPF – aprovou acordo para os trabalhos com foco no Trem Turístico de São Roque. Já Luciana Derze e Fábio Montanheiro ressaltaram o trabalho do CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo, vinculado à SETUR/SP) seja no treinamento de profissionais nas cidades, já 166 atendidas, para aprendizado na coleta de dados; apoio institucional para construção de Observatórios do Turismo em alguns municípios e convênio com o Seade para melhoria de indicadores. Mostraram também a importância do link do CIET que é atualizado mensalmente com muitos dados do setor.

Álbum de Fotos