Setur-SP realiza levantamento com Observatórios de Turismo paulistas

Compartilhe!

2 curtiram

Questionário busca mapear os diferentes observatórios já existentes e identificar municípios que ainda não contam com o serviço

O Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) - da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR-SP) - está realizando uma pesquisa junto aos municípios paulistas para melhor conhecer a realidade dos Observatórios de Turismo locais. Por meio de um questionário, o CIET pretende mapear os observatórios do estado a fim de entender quais municípios contam com esse serviço e qual aspecto cada unidade monitora. O questionário pode ser acessado aqui até o dia 3 de setembro.

Os Observatórios de Turismo têm por finalidade recolher dados sobre a atividade turística, tais como: informações e opiniões dos viajantes, atividades e produtos de maior demanda, monitoramento de fluxos turísticos e suas consequências, impactos positivos e negativos na economia, no meio ambiente, entre outros dados. Esses observatórios podem ser municipais, regionais, estaduais ou até mesmo nacionais.

Com este levantamento, o CIET/SETUR-SP poderá aprimorar seu trabalho na construção de uma rede estadual de monitoramento e oferecer um melhor apoio aos gestores de turismo municipais.

“Trata-se de uma pesquisa fundamental para universalizar dados relativos ao turismo em todo o estado. Identificando os observatórios e também sua atuação, podemos melhorar a oferta turística nos diferentes municípios e prestar o devido apoio em regiões que não possuem estruturas de monitoramento e pesquisa, mas que contam com grande potencial turístico”, explica Fábio Montanheiro, coordenador do CIET-SP.