De cara nova, Museu da Língua Portuguesa apresenta experiências interativas e imersivas

Compartilhe!

Curtir
Reinaugurado em 31 de julho, o Museu da Língua Portuguesa - um dos primeiros e maiores museus totalmente dedicados a um idioma - traz novidades interativas para o público em ambientes imersivos que celebram a língua portuguesa e outros idiomas falados ao redor do mundo. Além da exposição, o Museu ganhou um novo terraço com vista para o Parque da Luz e a Torre do Relógio, ampliando os horizontes dos visitantes e incorporando ao seu acervo pontos históricos da cidade de São Paulo.

Atingido por um incêndio em 21 de dezembro de 2015, a instituição continuou em contato com o público por meio de atividades culturais e educativas, como as realizadas no Dia Internacional da Língua Portuguesa, na Estação da Luz e de forma online, desde 2017. Também marcou presença em países lusófonos da África, em Portugal e no Brasil com a mostra itinerante “A Língua Portuguesa em Nós”, apresentada em 2018.

Totalmente reformado, o Museu mescla o antigo acervo com novas exposições. Sua principal exibição ocupa dois andares e apresenta instalações inéditas como a “Línguas do Mundo”, que destaca 23 das mais de 7 mil línguas faladas hoje no mundo; “Falares”, que traz os diferentes sotaques e expressões do idioma no Brasil; e “Nós da Língua”, que apresenta a língua portuguesa no mundo, com os laços, embaraços e a diversidade cultural da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Equipamentos anteriormente existentes nos últimos 10 anos de funcionamento do museu (2006-2015) também foram recuperados, como a instalação “Palavras Cruzadas”, que mostra as línguas que influenciaram o português no Brasil e a “Praça da Língua”, espécie de ‘planetário do idioma’ que homenageia a língua portuguesa escrita, falada e cantada, em um espetáculo imersivo de som e luz.

A reabertura do museu conta com uma exposição temporária que fica em cartaz até 3 de outubro. Batizada de “Língua Solta”, traz a língua portuguesa em seus amplos e diversos desdobramentos na arte e no cotidiano, conectando o idioma à política, à vida em sociedade, às práticas do cotidiano e às formas de protesto e de religião.

A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebida e realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A EDP é patrocinadora máster e os patrocinadores são Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.
 
SERVIÇO 

Exposição principal Exposição Temporária “Língua Solta”  

R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados  
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)  
Venda de ingressos pela internet:  
https://bileto.sympla.com.br/event/68203  


Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Luz s/n - Luz - São Paulo  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)  
www.museudalinguaportuguesa.org.br  
 
 


Álbum de Fotos