Turismo avança com rotas cênicas de SP

O projeto Rota Cênica SP tem a participação de diversos órgãos públicos; os cadernos técnicos foram entregues para a Secretaria de Turismo e Viagens

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Cadernos técnicos das quatro rotas cênicas são a última etapa antes dos editais que darão início às obras no Vale do Ribeira
 
O secretário de Turismo e Viagens do Estado, Vinicius Lummertz, recebeu oficialmente nesta quarta-feira (29) os Cadernos Técnicos de validação das quatro rotas cênicas de SP, elaborados juntamente com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), que contemplam trechos do Vale do Ribeira, do Litoral Norte, do Circuito das Águas e Flores e da Mantiqueira Paulista, além de 10 Cadernos Técnicos para o início da implantação da rota no Vale do Ribeira. O próximo passo será a abertura de edital para o início das obras. Estiveram presentes Ademir Villatoro e Luiza, Stankunas, do DER, Ike  Gevaerd, consultor do projeto Rota Cênica SP, além de Ailston Barbosa, coordenador de projetos da Invest-SP. 
 
“Com as rotas cênicas, as rodovias deixam de ser apenas locais de passagem para se tornarem parte da experiência de viagem”, disse Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens de SP.  A ideia de implantar rotas cênicas é valorizar os atributos naturais e culturais em viagens rodoviárias e estabelecer paradas que deem mais significado ao deslocamento. “Pode ser uma vista exuberante no alto de uma serra, um patrimônio histórico e cultural com a instalação de plataformas, paradouros, mirantes e skywalks”, disse. 
 
No caso do Vale do Ribeira/Vale do Futuro, foram validados 36 pontos de intervenção, que podem ser passarelas, mirantes, locais para venda de produtos locais de artesanato, gastronomia, informação turística, paradouros e estacionamentos. A primeira Rota Cênica SP vai passar por sete municípios: Iporanga, Apiaí, Ribeira, Guapiara, Capão Bonito, São Miguel Arcanjo e Sete Barras. 
 
O Rota Cênica SP envolve diversos órgãos públicos além da Secretaria de Turismo e Viagens, tais como a Secretaria de Logística e Transportes, de Infraestrutura e Meio Ambiente, o DER, InvestSP, Fundação Florestal, prefeituras e secretarias de Turismo das cidades e ainda empreendedores e representantes do trade turístico da região.  
 
Elas foram aprovadas por decreto estadual (65.630) em abril de 2021 e deram ao estado a responsabilidade de fomentar as rodovias de potencial turístico em todo o estado. São Paulo tem a vantagem de possuir as dez melhores rodovias do País, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o que possibilita, na maioria das vezes, a construção de estruturas anexas e integradas, que não prejudicam o fluxo e viabilizam o turismo de forma segura. 
 
O conceito de rotas cênicas já está consolidado nos Estados Unidos e em países europeus. Apenas na Alemanha há cerca de 150, que reforçam a vocação cultural, histórica e arquitetônica de trechos de rodovias com belezas naturais, culturais e polos gastronômicos. No Brasil, há algumas experiências pontuais, mas SP é o primeiro estado a incorporar a proposta de forma estruturante em sua política de estado.
 

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