Evento reúne jornalistas estrangeiros, influenciadores digitais, operadores e agentes de viagem com o objetivo de impulsionar o setor em toda a região
Um dos mais belos cenários naturais do Brasil será protagonista de um programa internacional de promoção do turismo de aventura. A partir desta sexta-feira, 22, o Vale do Ribeira recebe mais de vinte profissionais dos Estados Unidos, Canadá, México, China, Itália e Holanda para a AdventureWeek, um conjunto de ações que devem colocar o Vale entre os destinos de aventura do mundo. O evento de abertura acontece em Registro, à beira do Rio Ribeira.
Jornalistas, influenciadores operadores e agentes de viagem irão visitar algumas das 350 cavernas que compõem o Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira (Petar), além de praias em área de preservação, rios cristalinos e cachoeiras. As atrações compõem os três roteiros do Vale do Futuro: Caminhos da Mata Atlântica, Cavernas da Mata Atlântica e Lagamar. Os visitantes também se encontram com agentes locais do turismo para rodadas de negócios, com o objetivo de inserir o Vale no circuito internacional de aventura.
“O Vale oferece atrativos de grande potencial, que podem gerar desenvolvimento e fluxos econômicos significativos para a região”, disse o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz. “Trata-se de um destino que oferece imersão na maior porção preservada de Mata Atlântica do país sem deixar de lado o respeito ao meio ambiente”, afirmou.
O turismo de aventura é o segmento que mais cresce no mundo (15% a 25%), de acordo com a Organização Mundial do Turismo. Movimenta cerca de US$ 265 milhões por ano, segundo a Adventure Travel Trade Association (ATTA). A ATTA, aliás, é parceria da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo nessa missão – e uma das principais organizações promotoras do ecoturismo e turismo de aventura do mundo. Como parte das ações, as empresas do Vale do Ribeira que trabalham com receptivos turísticos receberam um treinamento e receberão um retorno sobre a qualidade de seus produtos ao final da ação.
A AdventureWeek ocorre pela segunda vez no Brasil. Há cinco anos, promoveu Bonito e o Pantanal, gerando novos negócios e dando visibilidade internacional aos destinos. Com o avanço da vacinação, queda de mortos e internados pela Covid-19 e adesão aos protocolos sanitários, o estado de São Paulo foi considerado um destino seguro para se viajar e conquistou o selo Safe Travels, do World Travel & Tourism Council (WTTC), que atesta as boas práticas de higiene e distanciamento social.