Frutas em festa

Compartilhe!

3 curtiram

O caminho escolhido pelos produtores de frutas que apostaram no agroturismo como uma nova fonte de renda deu certo. Tudo começou da união de vários proprietários rurais que passaram a discutir a profissionalização e a organização do turismo rural na região de Jundiaí. Então nascia, em outubro de 2000, a Associação de Turismo Rural do Circuito das Frutas do Estado de São Paulo.

São 10 municípios que compõem este circuito: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo que têm trabalhado muito, além de promover os produtos turísticos locais. Tudo muito próximo para o paulistano, entre 50 e 120 km da Capital.

Nesta região, tudo acaba em festa. É a da uva, do caqui, da goiaba, do figo, do morango, da nectarina e do pêssego.  Seguindo o calendário de festas e colheitas de frutas, as operadoras de turismo rural da região dispõem de produtos formatados, vendendo e operando roteiros para sítios, fazendas, adegas, alambiques, apiários e orquidários nas 10 cidades.

São roteiros de um ou mais dias onde o turista passeia e conhece in loco a produção das frutas e seus derivados, mostradas, degustadas e contadas pelos próprios proprietários que os recebem com muita atenção. Esses passeios acontecem em qualquer dia do ano, de acordo com o gosto do turista e da disponibilidade das frutas.

Atualmente a região do circuito é uma importante produtora de frutas de época do Brasil, beneficiada pelo seu clima tropical de altitude e recebe cerca de 1,7 milhão de turistas por ano. Quem gosta da cultura da roça, degustação de vinhos, comer frutas no pomar, passeios rurais tranquilos, ver a colheita das frutas da estação e ainda provar a boa comida do interior paulista, o destino chama-se Circuito das Frutas. Quanto à gastronomia, bom lembrar que a maioria das cantinas surgiu pelas mãos de imigrantes italianos e estão no bairro do Caxambu, em Jundiaí, mas existem outras tradicionais em Louveira e Vinhedo.
 
EXPRESSO TURÍSTICO - Para quem quer conhecer o Circuito das Frutas, além de outros destinos, e não desejar ir de carro ou ônibus, pode optar pelo Expresso Turístico, trem da CPTM que sai da Estação da Luz todos os finais de semana para três destinos: Jundiaí, aos sábados, às 8h30 (exceto no segundo sábado do mês quando o destino é Mogi das Cruzes); aos domingos o trem se dirige para a Vila de Paranapiacaba, em Santo André. O retorno a São Paulo é sempre às 18h.  A passagem do trem é de responsabilidade da CTPM, que cobra R$45,00 para o primeiro passageiro e, promocionalmente, outros três (de um grupo de quatro pagantes) pagam R$ 30,00 cada um.

Mais informações: http://www.circuitodasfrutas.com.br/calendario-de-festas-e-eventos

 
por Maristela Bignardi