Academia do Turismo capacita nova turma de profissionais

Foto: Aline Andrade

4ª edição do curso com alunos de turismo tem foco nas necessidades do mercado

Começou hoje, 21, a 4ª edição do Curso de Agenciamento, intitulado “Construindo o Futuro”, uma ação do Programa da Academia do Turismo, realizada entre a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP e a parceira ABAV-SP| AVIESP.

Ao todo serão capacitados 90 profissionais do segmento de agenciamento, com aulas ministradas por associados da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-SP), que permite aos alunos o acesso aos sistemas operacionais mais utilizados pelo mercado, fornecendo uma capacitação rápida e focada nas necessidades do setor.

Na aula inicial desta edição, a diretora de negócios da ABAV-SP, Juliana Assumpção contou sobre o trabalho que a Associação desenvolve. A segunda parte foi liderada pela coordenadora de turismo e viagens do estado de SP, Ana Clemente que mostrou os programas e ações da Secretaria de Turismo e Viagens, e apresentou os fundamentos do turismo.

“Esse é um excelente projeto que visa potencializar o turismo em nosso estado, qualificando ainda mais os profissionais nos diversos setores da atividade turística”, afirmou Ana Clemente. “O programa ainda contribui com um setor mais atrativo e cria maior conexão entre estudantes e interessados em atuar na área”, completou.

Esta edição é uma continuidade da Academia do Turismo SP, iniciativa voltada para educação, inovação e inteligência do setor de turismo. O curso terá uma carga horária de 42 horas, com aulas três vezes na semana, com três horas de duração em cada aula.

Academia do Turismo SP

A Academia do Turismo SP é uma iniciativa da Setur-SP para promover o empreendedorismo, a inovação e o conhecimento em turismo. A ação resulta de uma parceria com secretarias estaduais de Governo, como a de Educação e de Desenvolvimento Econômico; instituições de ensino, como Senac e Centro Paula Souza; associações de classe, como agências de viagem (ABAV-SP), hotéis (ABIH) e bares e restaurantes (Abrasel); além de empresas do setor. Em 2023, durante a fase de implementação, a Academia do Turismo realizou um diagnóstico de 15 mil vagas em cursos de ensino básico, profissionalizante, técnico, graduação e pós-graduação em turismo, gastronomia, eventos, hospitalidade e entretenimento – e já lançou quatro turmas de cursos pilotos de curta duração, formando mais de 80 alunos, já encaminhados para o mercado de trabalho.

De acordo com o secretário da Pasta, Roberto de Lucena, a Academia do Turismo está sendo implementada, após a Secretaria identificar uma carência na mão-de-obra do setor acentuada pela pandemia. “Precisamos de mão-de-obra qualidade, principalmente no pós-pandemia, onde o estado está com uma projeção positiva para 2024.”, disse.

Álbum de Fotos