Ações de retomada no Litoral Norte movimentam São Sebastião

Foto: Celso Silva / Setur-SP

Compartilhe!

1 curtiu
Destaque para o lançamento de uma marca turística e um workshop de crédito para empreendedores privados e gestores públicos 
 
A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) realizou nos dias 16 e 17 de outubro, em São Sebastião, um conjunto de ações para promover o turismo no Litoral Norte. Na ocasião, foi lançada a marca turística que integra os cinco municípios da região e realizado um workshop sobre crédito turístico e investimentos. O pacote faz parte do compromisso do Governo de SP para impulsionar a retomada econômica do litoral após as fortes chuvas de fevereiro deste ano, que deixaram mortos e desabrigados – e interromperam a principal atividade da região: o turismo.  
 
O secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena, entregou aos municípios de São Sebastião, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, uma marca turística que representa os cinco municípios, resultado de um trabalho de mais de seis meses de construção de identidade e posicionamento de mercado. Com o nome de “Litoral Norte, é natural, é SP”, a marca destaca a biodiversidade da Mata Atlântica em um vídeo promocional com os principais atrativos da região. "Sem dúvidas um encontro de celebração e de muito trabalho. Estou orgulhoso desta parceria e tenho a certeza de que podemos realizar muito mais", disse Lucena. 
 
O Circuito Litoral Norte de São Paulo, entidade que promove a Região Turística, vai incentivar o uso da nova marca junto aos municípios, estado e iniciativa privada. O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, destacou a sinergia e o reposicionamento da região. "Somos mais quando somamos os nossos atrativos, o que beneficia a todos", afirmou. O secretário de Turismo de Bertioga, Ney Carlos da Rocha, destacou o desenvolvimento do turismo na região: “parabenizo o secretário Lucena pela visão e comprometimento com nossos municípios”. 
 
A secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis, disse que a promoção do Litoral Norte com o apoio do Estado ajuda a atingir novos públicos. "Aquece as economias locais gerando renda, desenvolvimento e qualidade de vida para a população". O secretário de Turismo de Ubatuba, Sérgio Carvalho, disse que a marca turística promove inclusão e integra os cinco municípios. “É uma surpresa agradável. Estamos construindo um ambiente promissor para os destinos turísticos do Brasil; de São Paulo e do Litoral Norte.” 
 
Na ocasião, também aconteceu o workshop “Redescobrindo Litoral Norte de SP”, com apresentação das regiões turísticas, promoção de novos destinos paulistas e ações da Setur-SP para a região. Entre elas, o novo programa de incentivo ao crédito e investimento turístico paulista, o CrediturSP, uma iniciativa que oferece R$ 4 bilhões em crédito sob medida e consultoria ao empreendedor de SP. A equipe da Setur-SP também reforçou os recursos recém-anunciados para novos convênios: R$ 33,3 milhões para os cinco municípios: Bertioga, Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba. 
 
O evento aconteceu no teatro municipal de São Sebastião e contou com a presença do coronel Porto, que liderou as ações de retomada desde fevereiro, além de vereadores, prefeitos da região, empresários e secretários locais. O presidente da União dos Vereadores de São Paulo (Uvesp), Sebastião Misiara, e a presidente executiva da entidade, Silvia Melo, anunciaram que São Sebastião será a sede do Conexidades 2024, evento que discute turismo, meio ambiente, segurança pública, entre outros temas.  
 
Os municípios do Litoral Norte ainda receberam, esta semana, jornalistas portugueses a convite da TAP, iniciativa em parceria com a secretaria para promover o estado de SP. O grupo participou de experiências gastronômicas, visitas guiadas e travessias de barco pelas praias da região. Nos próximos dias, visitam a capital paulista.  
 
 

Álbum de Fotos