Amparo, uma capital das águas para bons passeios

Compartilhe!

1 curtiu
Para quem gosta de escapar por algumas horas do agito das cidades grandes, uma boa pedida é o Festival da Cachaça do Circuito das Águas Paulistas, que será realizado nos dias 9 e 10 de agosto em Amparo. Estância de 190 anos que fica a 71km a nordeste de Campinas (pela rodovia D. Pedro I) e a 132 km de São Paulo, Amparo é a capital histórica do Circuito das Águas paulista. A cidade é reconhecida como um dos melhores destinos do interior de São Paulo, ao lado de Monte Alegre do Sul, Águas de Lindóia, Lindóia, Serra Negra e Socorro.

Nos dias do evento, a Rua XV de novembro, no centro da cidade, ficará lotada de produtores e apreciadores da premiada cachaça e gastronomia locais. Amparo tem atrações para todos os gostos e bolsos. Desde a produção vinícola, os queijos, a gastronomia, os doces, as antigas fazendas de café, passando por museus e prédios históricos, são vários os atrativos turísticos que a cidade oferece ao visitante.

A começar pela própria rua XV de novembro, no centro histórico, onde há pratos como o porco embriagado e o hambúrguer artesanal servidos em diversos bares e restaurantes localizados em charmosos prédios construídos entre o século XIX e o início do século XX. A estação ferroviária de Amparo, inaugurada em 1875, faz parte do ramal da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, que prolongou a ligação de Jaguariúna até Monte Alegre para o escoamento da produção cafeeira.

As fazendas de Amparo são um atrativo à parte. Sedes de famílias do Ciclo do Café que ajudaram a expandir toda a malha ferroviária paulista até os anos 1930, fazendas como a Atalaia, de aspecto bem rústico, são vencedoras de vários prêmios na produção de doces, vinhos e cachaças. Outro equipamento rico em acervo histórico é o Museu Bernardino de Campos, com 18.000 objetos e um mobiliário do século XIX, um dos mais completos do interior paulista, atraindo turistas e pesquisadores do Brasil e do exterior. Para mais informações sobre Amparo, acesse o site da prefeitura: http://www.amparo.sp.gov.br/turismo.html.

Álbum de Fotos