Brasil é destaque na ITB Berlin, um dos maiores eventos do turismo no mundo

Compartilhe!

1 curtiu
A Secretaria de Turismo de São Paulo esteve junto da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) no estande do Brasil, na ITB Berlim, uma das maiores feiras de turismo do mundo, que aconteceu pela primeira vez desde o início da pandemia. De 7 a 9 de março, representantes de 180 países, 10 mil expositores e 160 mil visitantes passaram por Messe Berlin, na Alemanha, sede do evento. 
 
Na ITB 2023, a Embratur reuniu os principais destinos brasileiros, entre eles, os atrativos do estado de São Paulo. A Embratur esteve ao lado de 47 coexpositores do Brasil, entre destinos e empresas privadas, como companhias aéreas e operadoras de turismo. A estrutura do estande ocupou uma área de 368 metros quadrados, sendo a maior do pavilhão.
 
Entre as ações da Setur-SP no evento, foi realizada reunião com companhia Air Egypt para discutir a possibilidade da empresa voltar a operar voos para o estado de São Paulo. O voo poderá ser sharter ou regular, do Cairo para Guarulhos. “A Air Egypt revelou o interesse de operar voos entre Cairo e São Paulo até outubro. A questão de voos regulares é que, como Brasil e Egito não tem acordos comerciais, a empresa pagaria dupla tributação para entrar e sair do país. Para capital paulista, seria mais um hub no Oriente Médio” explicou Ana Clemente, coordenadora de produtos da Setur-SP. 
 
A Setur-SP promoveu cinquenta reuniões com agências e operadores da Alemanha e do mundo. Além disso, participou de encontros com organizadores de eventos empresariais, esportivos e também com empresas de tecnologia e mídia. A coordenadora Ana Clemente esteve ainda com representantes da Fit América Latina, um importante evento realizado em Buenos Aires.
 
Na feira, o Brasil foi premiado como o melhor expositor das Américas e Caribe. A honraria foi concedida nesta quinta-feira (9/3), durante o encerramento do evento, pela Escola Internacional de Negócios CBS. A instituição reconheceu a praticidade da estrutura montada pela Embratur, a autenticidade do espaço – destaque para a gastronomia nacional oferecida –, além da receptividade da equipe, engajada em captar negócios e turistas. De acordo com a Embratur, em 2002, o Brasil chegou a receber 300 mil alemães; já em 2022, este número não passou de 120 mil.
 
O gerente de Feiras e Eventos da Embratur, Bruno Reis, trouxe um aspecto interessante que deve ser observado por estados, cidades e por todo o trade turístico: a consciência ecológica do visitante. O turista alemão deseja uma experiência que vai além de sol e praia, escolhendo cada vez mais programas ecológicos e sustentáveis. O turismo de negócios também foi apontado por Reis como um interesse dos alemães no Brasil.

Álbum de Fotos